Discurso durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 70 anos de criação da União Nacional dos Estudantes - UNE, e homenagem ao Centro Popular de Cultura - CPC.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. MOVIMENTO ESTUDANTIL.:
  • Comemoração dos 70 anos de criação da União Nacional dos Estudantes - UNE, e homenagem ao Centro Popular de Cultura - CPC.
Publicação
Publicação no DSF de 05/07/2007 - Página 22266
Assunto
Outros > HOMENAGEM. MOVIMENTO ESTUDANTIL.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, DELEGAÇÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR), PRESENÇA, SESSÃO SOLENE, HOMENAGEM, UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES (UNE).
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES (UNE), OPORTUNIDADE, MANIFESTAÇÃO, EXPECTATIVA, MANUTENÇÃO, CONFIANÇA, JUVENTUDE, POLITICA, FORMA, TRANSFORMAÇÃO, PAIS, DEFESA, DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS, SOCIEDADE.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (Bloco/PTB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Pedro Simon, Sr. Presidente da UNE, quero inicialmente cumprimentar a delegação do meu Estado de Roraima, que aqui no plenário se encontra, representada por Lúcio Vilela e Jordan Laranjeira, por meio de quem também cumprimento os demais integrantes, que são 17 do meu Estado. É a maior delegação já presente em um congresso da UNE.

Não quero fazer nenhum retrospecto histórico da UNE, porque já o foi muito bem feito pelos oradores que me antecederam.

Gostaria de não falar dos 70 anos da UNE até aqui, mas gostaria de pensar, de colocar algumas reflexões para a UNE daqui a 70 anos.

É muito importante haver uma história da qual nos orgulhamos para refletirmos o quanto foi importante lutarmos até aqui, mas muito importante é saber o que vamos fazer daqui para frente, principalmente em um País como o nosso, que espera muito da juventude.

Nós, que estamos aqui, na nossa faixa etária, estamos na luta, mas, digamos assim, estaremos saindo dela muito em breve. Vocês ainda vão entrar e alguns valores têm de ser mantidos, e a esperança, principalmente de um Brasil melhor, tem de ser mantida na juventude.

Tenho muito receio quando vejo a forma como se colocam as notícias, como se fazem apreciações na imprensa, que dão aquela velha impressão de que, Rui Barbosa mesmo dizia, o homem honesto tem vergonha de ser honesto. Assim, é muito importante a juventude perceber se existem pessoas que não se comportam bem, e existem dentro de uma família, dentro de uma profissão, existem também no meio estudantil, existem no meio político, mas não podemos, por isso, desacreditar da política que é exatamente o caminho para as mudanças e para a defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana e, portanto, da democracia.

Quero, com esta mensagem, refletir e chamar vocês para uma reflexão à frente. Pensar que nós podemos, confiando na juventude, fazer nossa tarefa de hoje e vocês fazerem, com certeza, a de hoje e a de amanhã.

Parabéns à UNE. Parabéns a todos os estudantes, notadamente os do meu querido Roraima. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/07/2007 - Página 22266