Discurso durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 70 anos de criação da União Nacional dos Estudantes - UNE, e homenagem ao Centro Popular de Cultura - CPC.

Autor
Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Comemoração dos 70 anos de criação da União Nacional dos Estudantes - UNE, e homenagem ao Centro Popular de Cultura - CPC.
Publicação
Publicação no DSF de 05/07/2007 - Página 22272
Assunto
Outros > HOMENAGEM. MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES (UNE), IMPORTANCIA, MOVIMENTO ESTUDANTIL, INCENTIVO, PARTICIPAÇÃO, ESTUDANTE, POLITICA, PAIS, ESPECIFICAÇÃO, COMBATE, REPRESSÃO, EPOCA, DITADURA, REGIME MILITAR, DEFESA, LIBERDADE, DEMOCRACIA, RELEVANCIA, LUTA, RESULTADO, ELEIÇÃO DIRETA, PROMOÇÃO, CAMPANHA, MELHORIA, QUALIDADE, EDUCAÇÃO, AMPLIAÇÃO, VERBA, ENSINO.
  • IMPORTANCIA, FUNÇÃO, CENTRO DE ARTES, VALORIZAÇÃO, INCENTIVO, ATIVIDADE CULTURAL, AMBITO, UNIVERSIDADE.

O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Brasil comemora os 70 anos de criação da União Nacional dos Estudantes. Gostaria de destacar a importância do Movimento Estudantil em nosso País, bem como o necessário estímulo à participação de nossos estudantes na vida política brasileira.

O Movimento Estudantil fez história em nosso País em diversos momentos, mas não há como citá-lo sem mencionar sua importante participação que teve na luta contra a repressão política na época da ditadura militar. Naquele cenário, a voz dos estudantes representava a luta pela liberdade e pela democracia. Milhares de estudantes foram presos e muitos foram mortos em nome da resistência feita ao regime militar.

A luta dos estudantes pela democracia culminou com a campanha pelas Diretas Já. A partir deste momento, com sua reestruturação pós-ditadura militar, o movimento estudantil voltou a empunhar antigas bandeiras, promovendo campanhas a favor da qualidade de educação e em prol de mais verbas para o ensino público.

Seguindo a trajetória de lutas da UNE, o movimento estudantil teve fundamental participação em diversos momentos decisivos para o País, protagonizando episódios importantes e se consolidando como referência de organização da sociedade.

Do Movimento Estudantil surgiram nomes que hoje figuram em nosso meio político, como José Serra e Aldo Rebelo, que presidiram a UNE entre 1963 e 1964 e 1980 e 1981, respectivamente.

Agora, quando comemoramos os 70 anos de existência da União Nacional dos Estudantes, devemos homenagear todos os que se envolveram, de corpo e alma, na busca por um Brasil mais justo e igualitário. Aqueles que deram suas vidas por lutas importantes, que seguiram seus ideais e ajudaram a transformar uma realidade que, muitas vezes, apresentava-se obscura.

Este ideal, que permanece vivo no Movimento Estudantil, deve continuar norteando suas ações. Embora vivamos numa sociedade democrática, muitos são os desafios que se impõem na luta por um ensino de qualidade. A participação dos estudantes nas reivindicações é fundamental. É um exercício a ser praticado para que tenhamos jovens ainda mais politizados, lutando por seus direitos, conscientes de seu papel em nossa sociedade.

Destaco também o importante papel do Centro Popular de Cultura na promoção da cena artística brasileira, sendo aglutinador de experiências inovadoras na pesquisa e produção cultural de nosso país.

Valorizando e incentivando a vida cultural dentro do mundo universitário, o CPC foi uma experiência vitoriosa, que referenciou a criação dos Circuitos Universitários de Cultura e Arte, os CUCAs, que hoje integram o projeto “Pontos de Cultura” do Ministério da Cultura.

Tenho certeza, nobres colegas, de que a União Nacional dos Estudantes continuará sendo exemplo de organização social para o Brasil, representando milhões de jovens que lutam por um futuro melhor, com mais oportunidades para todos.

Manifesto meus cumprimentos a todos os membros da UNE e desejo que continuem firmes e atuantes na busca por um Brasil melhor.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/07/2007 - Página 22272