Discurso durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "Lula na inércia da história do Brasil" e da matéria intitulada "O espetáculo do crescimento ainda não começou", publicados no jornal Folha de S.Paulo e no Jornal do Brasil, edições de 25 de março e de 8 de maio do corrente, respectivamente.

Autor
João Tenório (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AL)
Nome completo: João Evangelista da Costa Tenório
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Registro do artigo intitulado "Lula na inércia da história do Brasil" e da matéria intitulada "O espetáculo do crescimento ainda não começou", publicados no jornal Folha de S.Paulo e no Jornal do Brasil, edições de 25 de março e de 8 de maio do corrente, respectivamente.
Publicação
Publicação no DSF de 05/07/2007 - Página 22382
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, TRANSCRIÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, CRITICA, CONDUTA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, INEFICACIA, SOLUÇÃO, PROBLEMAS BRASILEIROS, ESPECIFICAÇÃO, AUSENCIA, IMPLEMENTAÇÃO, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, PAIS.

O SR. JOÃO TENÓRIO (PSDB - AL. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do artigo intitulado “Lula na inércia da história do Brasil”, publicado no jornal Folha de S.Paulo em sua edição de 25 de Março de 2007.

O artigo do jornalista de economia Vinicius Torres Freire, analisa a estratégia política do presidente Lula e afirma que o Presidente “afastou ainda mais o PT do centro do poder e , a seu modo, reedita o cesarismo presidencial brasileiro, líder quase isolado que é da barganha social e do escambo com o bloco conservador amorfo que agrega a maioria parlamentar faz 20 anos”. O articulista se questiona se a “era” Lula deixará alguma mudança, já que na economia, mesmo sendo carreada pela maior onda mundial de crescimento de produção e crédito em 30 anos, nosso crescimento é pífio. Para o economista, “no auge de seu poder o presidente Lula vive de presepada em presepada, de poses ministeriais e discurseiras”, mais parecendo com “um animador de auditório”.

            Sr. Presidente, requeiro que o referido artigo passe a integrar os Anais do Senado Federal.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o segundo assunto é para fazer o registro da matéria intitulada “O espetáculo do crescimento ainda não começou”, publicada no Jornal do Brasil em sua edição de 08 de maio de 2007.

            A matéria destaca que a principal aposta do presidente Lula para cumprir a promessa do “espetáculo do crescimento”, que não foi encenado no primeiro mandato, ainda não deslanchou. Segundo o balanço anunciado ontem dos 100 primeiros dias do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, o governo só assumiu, entre janeiro e abril, o compromisso de gastar 20% dos investimentos previstos no Orçamento desse ano. No mesmo período, os projetos do PAC na área de saneamento não receberam sequer um centavo, apesar de considerados prioritários.

            Sr. Presidente, para concluir, requeiro que a referida matéria passe a integrar os Anais do Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JOÃO TENÓRIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************

Matérias referidas:

“Lula na inércia da história do Brasil;”

“O espetáculo ainda não começou.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/07/2007 - Página 22382