Discurso durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

O papel econômico-financeiro e os programas de inclusão social da Bolsa de Mercadorias & Futuros.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL. ECONOMIA NACIONAL.:
  • O papel econômico-financeiro e os programas de inclusão social da Bolsa de Mercadorias & Futuros.
Publicação
Publicação no DSF de 05/07/2007 - Página 22397
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL. ECONOMIA NACIONAL.
Indexação
  • DEFESA, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, BOLSA DE MERCADORIAS, BOLSA DE FUTURO, INCENTIVO, ECONOMIA NACIONAL, CONTRIBUIÇÃO, GARANTIA, ESTABILIDADE, PREVISÃO, TRANSAÇÕES, NATUREZA COMERCIAL, REDUÇÃO, RISCOS, ESTABELECIMENTO, PLANO, PROGRAMA, PRODUÇÃO, RELEVANCIA, TRABALHO, CIDADANIA, INCLUSÃO, RESPONSABILIDADE SOLIDARIA.
  • DETALHAMENTO, PROJETO, ATIVIDADE, BOLSA DE MERCADORIAS, GARANTIA, TREINAMENTO, QUALIFICAÇÃO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, JUVENTUDE, POPULAÇÃO CARENTE, MELHORIA, OPORTUNIDADE, MERCADO DE TRABALHO.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a economia brasileira vem crescendo a taxas razoáveis nos últimos anos, vem se modernizando, aumentando as relações comerciais internacionais, gerando mais emprego, mais renda e diminuindo as desigualdades sociais.

Certamente para isso contribui um grande número de fatores, entidades e grupos sociais, que propiciam uma melhoria nas relações entre capital e trabalho, maior inclusão e aumento da responsabilidade social de grande número de empresas e entidades.

Entre os fatores que têm contribuído para dar maior dinamismo à economia brasileira, gostaria de ressaltar o papel de entidades que atuam como intermediários no comércio de bens e mercadorias, especialmente a Bolsa de Mercadorias & Futuros.

As economias modernas necessitam desses instrumentos catalisadores das atividades econômicas, que contribuem para dar maior transparência, estabilidade e previsibilidade nas transações comerciais.

Entidades como a Bolsa de Mercadorias & Futuros facilitam o estabelecimento de um horizonte mais previsível de atuação dos agentes econômicos envolvidos nas diversas etapas produtivas da economia, contribuem para a redução de riscos e para o estabelecimento de planos e programas de produção, em nível microeconômico e macroeconômico.

O Brasil é hoje um dos maiores produtores agrícolas mundiais, com um futuro muito promissor. Todos os estudos e projeções realizados por entidades e governos dos principais países do mundo apontam para a hegemonia brasileira, nos próximos anos, nas áreas de produção e exportação de matérias-primas e produtos agrícolas.

            Muito desse sucesso se deve ao papel desempenhado por entidades como a Bolsa de Valores e a Bolsa de Mercadorias & Futuros.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria de destacar ainda, neste meu pronunciamento, não o aspecto meramente econômico-financeiro da missão da Bolsa de Mercadorias & Futuros, mas o importante trabalho no campo da cidadania, da inclusão e da responsabilidade social realizado pela BM & F.

A Bolsa de Mercadorias & Futuros tem consciência de sua responsabilidade social, está inserida na sociedade, e tem adotado ações e iniciativas relevantes na área da cidadania e inclusão social.

Eu gostaria de destacar apenas alguns dos diversos projetos e ações desenvolvidos pela Bolsa de Mercadorias & Futuros: a revitalização do centro da cidade de São Paulo; o atletismo, que permitiu a inclusão social de jovens, seu desenvolvimento como atletas e pessoas, e a educação para o trabalho, com valorização do indivíduo e capacitação profissional.

Em 1996, a Associação Profissionalizante BM& F criou a primeira turma do programa Capacitação para a Empregabilidade, oferecendo treinamento a 40 jovens excluídos socialmente, que passaram a ter condições de ingressar no mercado de trabalho e a se realizar em termos pessoais. Decorridos dez anos dessa experiência pioneira, a Bolsa de Mercadorias & Futuros já assegurou, graças a esse programa, o futuro de milhares de jovens.

O Núcleo de Formação para a Cidadania oferece cursos regulares e programas direcionados para a cidadania, integração profissional e geração de renda.

O Balcão de Empregos é outro programa mantido pela Bolsa de Mercadorias & Futuros para facilitar o encaminhamento de alunos e ex-alunos para os processos seletivos necessários ao ingresso no mercado de trabalho.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, certamente, seria impossível tratar de todos os programas de inclusão social desenvolvidos pela Bolsa de Mercadorias & Futuros, nos últimos vinte anos de atuação no campo da cidadania e da responsabilidade social.

Quero, neste momento, cumprimentar o Presidente da Bolsa de Mercadorias & Futuros, doutor Manoel Felix Cintra Neto, e todos os membros da diretoria e colaboradores, pelo trabalho de elevado mérito social desenvolvido nesses vinte anos, em que destaco a importante contribuição para dar condições de emprego a jovens carentes.

Faço votos para que o exemplo de ação social da Bolsa de Mercadorias & Futuros seja seguido por outras entidades, para que nossos jovens possam ter melhores oportunidades de trabalho e inclusão social.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/07/2007 - Página 22397