Discurso durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra a posse hoje do Professor Roberto Mangabeira Unger na Secretaria de Planejamento de longo prazo da Presidência da República.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registra a posse hoje do Professor Roberto Mangabeira Unger na Secretaria de Planejamento de longo prazo da Presidência da República.
Publicação
Publicação no DSF de 20/06/2007 - Página 20157
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, POSSE, SECRETARIO, PLANEJAMENTO, ATUAÇÃO, LONGO PRAZO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, PREVISÃO, IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL, EXPECTATIVA, IMPLEMENTAÇÃO, RENDA MINIMA, CIDADANIA, TOTAL, POPULAÇÃO.

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Apenas para registrar, Sr. Presidente, Senador Garibaldi Alves Filho, que, na tarde de hoje, o Presidente Lula deu posse ao Professor Roberto Mangabeira Unger na Secretaria de Planejamento de Longo Prazo da Presidência da República, ou seja, a pasta que cuida do planejamento do Brasil para o futuro.

     O Professor Roberto Mangabeira Unger, da Universidade de Harvard, é considerado uma das pessoas que melhor representa a intelectualidade brasileira. Na Universidade de Harvard, costuma dar aulas para classes de 100, 200, 300 alunos e, com freqüência, suas aulas são concluídas com aplausos pelos seus estudantes. Também é autor de inúmeras obras importantes, tendo sido colaborador da Folha de S.Paulo.

     No seu discurso de hoje, o Prof. Roberto Mangabeira Unger agradeceu a magnanimidade do Presidente da República - e registre-se que durante o primeiro mandato havia feito críticas severas ao Governo do Presidente Lula - ao reconhecer a sua capacidade e a sua vontade de contribuir para que o Brasil se torne uma Nação onde as grandes aspirações brasileiras, aliadas ao sentimento de amor de todos os brasileiros, possam tornar-se uma realidade.

     A sua designação muito se deveu também ao empenho do Vice-Presidente José Alencar, que foi muito enaltecido nessa ocasião. E quero registrar, inclusive, que isso ocorreu na presença do Senador José Sarney, da Senadora Roseana Sarney, do Senador Marcelo Crivella e deste Senador, pois estivemos ali representando o Senado.

     Espero que o Prof. Roberto Mangabeira Unger, agora Ministro, possa de fato colaborar para termos um Brasil melhor para nossos filhos, netos e bisnetos. O Presidente Lula disse que gostaria muito que ele começasse a pensar como estará o Brasil em 2022, quando comemorarmos o bicentenário de nossa independência.

     O Ministro Roberto Mangabeira Unger, na bibliografia do seu curso em Harvard, contempla a obra de Philippe Van Parijs - What’s Wrong with a Free Lunch? - que, ele sabe muito bem, contém proposições que, para mim, são muito caras. Espero, portanto, que na sua visão de futuro esteja incluída a proposição de uma renda básica para todos, como já é objeto de lei aprovada pelo Congresso e sancionada pelo Presidente Lula.

     Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/06/2007 - Página 20157