Pronunciamento de Mão Santa em 05/06/2007
Fala da Presidência durante a 86ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Preocupação com o desmatamento em Serra Vermelha, no Piauí, e a destruição da biodiversidade.
- Autor
- Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
- Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
SENADO.
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
- Preocupação com o desmatamento em Serra Vermelha, no Piauí, e a destruição da biodiversidade.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/06/2007 - Página 18815
- Assunto
- Outros > SENADO. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
- Indexação
-
- SAUDAÇÃO, PRESENÇA, PREFEITO, MUNICIPIO, RIBEIRO GONÇALVES (PI), ESTADO DO PIAUI (PI).
- GRAVIDADE, OCORRENCIA, DESMATAMENTO, ESTADO DO PIAUI (PI), REGISTRO, DENUNCIA, IMPRENSA, ATUAÇÃO, EMPRESA, PRODUÇÃO, CARVÃO VEGETAL, USINA SIDERURGICA, ESTADO DO MARANHÃO (MA), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), SOLICITAÇÃO, ATENÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), RISCOS, DESTRUIÇÃO, REGIÃO, PROTESTO, DECRETO ESTADUAL, FAVORECIMENTO, INICIATIVA PRIVADA, ISENÇÃO FISCAL, TROCA, APOIO, CAMPANHA ELEITORAL.
O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Anunciamos, com muita honra, a presença de um grande líder do sul do Estado do Piauí, que poderá ser transformado no Estado de Gurguéia. Refiro-me ao Prefeito Municipal de Ribeiro Gonçalves, João Antunes, que já foi reeleito e, sem dúvida alguma, é um dos maiores exemplos de administração pública que conhecemos naquele Estado.
Quis Deus que eu presidisse esta sessão neste dia, 5 de junho, em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.
“Deus escreve certo por linhas tortas”. Senador Augusto Botelho: no Piauí está acontecendo o maior desmatamento, hoje, de que se tem notícia no Brasil. Denunciado pelos órgãos de comunicação, inclusive a própria Rede Globo já fez uma reportagem sobre o assunto, as confusões acontecem em Serra Vermelha, e envolvem os Municípios de Morro Cabeça no Tempo, Guaribas, Curimatá, Redenção e vários outros.
O Piauí, um Estado de temperaturas altas, há regiões em que os termômetros marcam 40º centígrados. No momento em que o mundo se preocupa com o mecanismo de aquecimento global, não é justo que mais de 100 mil hectares tenham sido entregues a uma empresa do Rio de Janeiro para transformar a nossa vegetação em carvão vegetal para nutrir siderúrgicas do Maranhão, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Esse fato é denunciado.
Quis Deus, em nome da natureza e do meio ambiente, simbolizado pela verde de nossa Bandeira, que os nossos grandes líderes do passado, com inspiração positivista, colocassem as inscrições de Ordem e Progresso em nossa Bandeira, com o verde, simbolizando a defesa da natureza que hoje pregamos.
Justamente o Piauí, que já sofreu a degradação do solo na região de Gilbués, por causa da exploração desordenada de minérios, hoje está desertificada. Por isso, não podemos deixar de clamar à Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que atente para a problemática da Serra Vermelha, fato que já foi denunciado pelo Deputado Federal Paes Landim. Portanto, mais de 100 mil hectares foram entregues a empresários do sul do País, correndo-se o risco de desertificar aquela região, que, Senador Augusto Botelho, apresenta uma fauna de grandes diversidades e uma flora com vegetações como cerrado, caatinga e mata atlântica.
De tal maneira que instituições como Furpa, e todas as demais que defendem o meio ambiente, peçam ao Governo Federal que Serra Vermelha seja uma área de proteção ambiental.
O Piauí não pode ser transformado em deserto por interesses mercenários.
Lamentamos dizer que um decreto do Governador do Estado, antes das eleições, tornou possível a ação devastadora dessa empresa, de tal maneira que nem imposto pagará por dez anos. Lamentamos informar que aqueles que facilitaram tal ação foram beneficiados com dinheiro na última campanha eleitoral, mostrando, assim, o nível em que Brasil se encontra: vendendo a natureza do nosso Piauí em troca de recursos.
Como Senador da República, aproveitamos este instante para denunciar à Ministra do Meio Ambiente Marina Silva esse atentado contra a natureza do Piauí.