Discurso durante a 106ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do falecimento do dirigente sindical Francisco do Nascimento Nogueira, fundador do Partido dos Trabalhadores no Amazonas. Inserção nos Anais da Casa do editorial do Jornal do Brasil, edição de hoje, intitulado "PAC NO RIO - Resgate do sonho carioca".

Autor
João Pedro (PT - Partido dos Trabalhadores/AM)
Nome completo: João Pedro Gonçalves da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA DE DESENVOLVIMENTO URBANO.:
  • Registro do falecimento do dirigente sindical Francisco do Nascimento Nogueira, fundador do Partido dos Trabalhadores no Amazonas. Inserção nos Anais da Casa do editorial do Jornal do Brasil, edição de hoje, intitulado "PAC NO RIO - Resgate do sonho carioca".
Publicação
Publicação no DSF de 06/07/2007 - Página 22423
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA DE DESENVOLVIMENTO URBANO.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, DIRIGENTE SINDICAL, FUNDADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • LEITURA, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, JORNAL, JORNAL DO BRASIL, DIVULGAÇÃO, IMPORTANCIA, IMPLEMENTAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), OBRAS, SANEAMENTO, URBANIZAÇÃO, VIABILIDADE, PROJETO, RECUPERAÇÃO, MUNICIPIO, RIO DE JANEIRO (RJ).
  • IMPORTANCIA, CONDUTA, GOVERNO FEDERAL, COLABORAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), VIABILIDADE, PROJETO, RECUPERAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com muita tristeza que registro o falecimento, no dia de ontem, de um grande cidadão, um pai exemplar, um militante político, fundador do Partido dos Trabalhadores no Amazonas nos anos 80, do nosso companheiro Francisco do Nascimento Nogueira.

            Conhecido como Nogueira, era homem de uma convicção intrépida em defesa da democracia, da agroecologia, era morador do km 52 da BR-319. Estava se deslocando, Senador Sibá, no dia de ontem, numa viatura oficial do Incra, quando o carro, nos buracos da BR-319, perdeu a direção... e perdemos este grande dirigente sindical, o seu Nogueira, como era conhecido por nós, do PT. Dez mil filiados do PT no Amazonas estão de luto pela perda inesquecível desse cidadão, desse pai de 11 filhos, sendo um deles Vice-Prefeito do Município de Careiro Castanho, Hermenegildo Nascimento Nogueira. Ele perdeu a vida no dia de ontem, quando estava justamente se deslocando para conversar com um grupo de trabalhadores rurais que ia de Rondônia para o Amazonas. O sepultamento foi no final da manhã de hoje.

            Meu coração está lá, com a dor dos seus familiares, dos seus filhos, dos militantes do PT, dos dirigentes do movimento sindical. Ele foi dirigente da Fetagri, Presidente do Sindicato Rural do Município de Careiro Castanho e Vereador do Município, um homem de um padrão ético louvável.

            Em nome dos militantes do PT, quero prestar a nossa solidariedade à família, aos seus amigos e ao povo de Careiro Castanho, uma das cidades à margem da BR-319, que estão de luto por essa perda.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero tratar de outro assunto. Como o tempo é curto, pois disponho apenas de cinco minutos, vou pedir que seja inserido nos Anais do Senado da República o editorial de hoje do Jornal do Brasil intitulado PAC no Rio, Resgate do sonho carioca.

            Não lerei todo o editorial, mas solicito que seja considerada feita a leitura do editorial, Sr. Presidente.

            O parágrafo importante é:

O carioca já tem uma luz no fim do túnel. O governo estadual ganhou o respeito da população e os brasileiros esperam que o Rio de Janeiro saia vitorioso do desafio que resolveu enfrentar [os seus problemas no que diz respeito ao combate ao narcotráfico]. Parece ser torcida para o Pan, mas é algo mais importante: o combate ao crime. O pacote [eu diria um pacotaço] de R$3,23 bilhões para obras em saneamento e urbanização na cidade e no Estado dá largada ao mais ambicioso projeto de recuperação urbana no país, planejado para superar o abandono de grandes áreas sob controle de traficantes.

Não se trata mais de apenas mandar a polícia subir o morro e combater o traficante bala a bala. A megaoperação policial no Complexo do Alemão teve o mérito de mostrar o Estado presente, ao menos com aparato repressivo. Provocou também o efeito colateral de convocar a opinião pública para a guerra por um futuro melhor.

            Sr. Presidente, o último parágrafo do editorial - e quero elogiar o editorial do Jornal do Brasil de hoje:

O Rio de Janeiro pode voltar a traduzir os melhores sonhos de todos os brasileiros, que torcem para que consigamos saber aproveitar a oportunidade histórica e rechear o slogan poético de “Cidade Maravilhosa” com a concretude de creches, escolas, unidades de saúde, postos de bombeiro e delegacias policiais.

            Esse é o editorial de hoje do Jornal do Brasil.

            Quero terminar, registrando, porque é competência dos governos estaduais tratar da segurança, a sensibilidade do Governo Lula em trabalhar com os Estados, em fornecer, em atender pleitos justos, no sentido de melhorarmos a vida do povo brasileiro.

            Sr. Presidente, penso que o Brasil vive, e quero registrar com toda convicção, um grande momento. A nossa Líder Ideli registrou, na tarde de hoje, o momento da economia nacional, os números crescentes da economia nacional, de setores fundamentais da nossa economia, como o de calçados.

            O SR. PRESIDENTE (Efraim Morais. PFL - PB. Fazendo soar a campainha.) - Para concluir, nobre Senador.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - E esses números, esse registro importante da nossa economia, não estão dissociados da importância de revertermos situações sociais que, ao longo desses anos, principalmente, o Rio de Janeiro padece.

            Penso que, na hora em que o Brasil está aplaudindo esse evento internacional do Pan, a atitude do Governo do Presidente Lula, em consonância com o Governo Estadual, o Governo do PMDB no Estado do Rio de Janeiro, merece esse registro, o aplauso, o reconhecimento do povo brasileiro e desta Casa.

            Obrigado.

 

********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JOÃO PEDRO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e o § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************

Matéria:

Editorial do Jornal do Brasil - PAC no Rio/Resgate do sonho carioca”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/07/2007 - Página 22423