Discurso durante a 106ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da matéria intitulada "O Rio não é o Haiti", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 13 de maio do corrente.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Registro da matéria intitulada "O Rio não é o Haiti", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 13 de maio do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 06/07/2007 - Página 220605
Assunto
Outros > ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • REGISTRO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), QUESTIONAMENTO, INCOERENCIA, PRETENSÃO, GOVERNADOR, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ENGAJAMENTO, EXERCITO, COMBATE, CRIME, VIOLENCIA, REGIÃO.

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro da matéria intitulada “O Rio não é o Haiti”, publicado no jornal O Estado de S. Paulo de 13 de maio de 2007.

            A matéria critica a idéia do governador fluminense Sérgio Cabral de pedir ao Planalto um ano de engajamento do Exército no combate à criminalidade que infesta o Rio de Janeiro. A matéria alerta para o risco de no primeiro confronto o Exército Nacional abater um civil, cidadão, e que ninguém perguntará se é um traficante ou se a tropa agiu em legítima defesa. O jornal concluiu que a única saída é fazer um policiamento permanente, em parceria com programas de promoção social nas favelas, idéia que nunca fez parte de uma política duradoura do Estado no rio de Janeiro. E conclui: “ O Haiti não é aqui”.

            Sr. Presidente, requeiro que a matéria acima citada seja considerada parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MÁRIO COUTO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************

Matéria referida:

“O Rio não é o Haiti.”

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/07/2007 - Página 220605