Discurso durante a 108ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da liberação da licença ambiental para a construção das usinas hidrelétricas do Rio Madeira.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Registro da liberação da licença ambiental para a construção das usinas hidrelétricas do Rio Madeira.
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/2007 - Página 22878
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), LIBERAÇÃO, LICENÇA, MEIO AMBIENTE, CONSTRUÇÃO, USINA HIDROELETRICA, RIO MADEIRA, ESTADO DE RONDONIA (RO), PREVISÃO, GARANTIA, ENERGIA ELETRICA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, AGRADECIMENTO, APOIO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

            O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, vou inspirar-me no Senador Eduardo Suplicy. Peço a palavra pela ordem enquanto o Senador Garibaldi dirige-se à tribuna. Quero fazer um breve comentário.

            Agora fui realmente certificado de que foram liberadas as licenças ambientais das usinas do rio Madeira. Ligou-me a Ministra Maria Silva, o Secretário do Presidente Lula, Gilberto Carvalho, e o Presidente do Ibama, Dr. Bazileu Alves. Acabam de assinar, de liberar a licença ambiental para a construção de duas usinas no rio Madeira: Jirau e Santo Antônio, obras essas que, com certeza, daqui a três ou quatro anos, garantirão a geração de energia para os empreendimentos, como disse o Senador José Agripino, da Vale do Rio Doce e tantos outros, gerando com isso emprego em Rondônia, no meu Estado, no Norte do Brasil e, por que não dizer, em todo o País. Essas obras são essenciais não só para o meu Estado, mas para toda a população brasileira, porque sustentarão o crescimento econômico do Brasil.

            Agradeço imensamente ao Presidente da República, que, depois de um grande esforço, conseguiu que o Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal e o Ibama fizessem o licenciamento dessas usinas tão importantes.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/2007 - Página 22878