Discurso durante a 112ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Preocupação com o processo de remanejamento dos produtores de arroz da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDIGENISTA.:
  • Preocupação com o processo de remanejamento dos produtores de arroz da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 14/07/2007 - Página 23946
Assunto
Outros > POLITICA INDIGENISTA.
Indexação
  • COMENTARIO, POLEMICA, PROCESSO, DEMARCAÇÃO, RESERVA INDIGENA, ESTADO DE RORAIMA (RR), DISCUSSÃO, RETIRADA, PRODUTOR, ARROZ, AREA, ACORDO, GOVERNO, REMANEJAMENTO, INDENIZAÇÃO, APREENSÃO, DEMORA, DEFINIÇÃO, AJUSTE, SOLICITAÇÃO, ATENÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), JUSTIÇA, TRANSFERENCIA, PRODUTOR RURAL, IMPLEMENTAÇÃO, POLITICA INDIGENISTA, FAVORECIMENTO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, PREVENÇÃO, CONFLITO.

            O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu pedi a palavra para fazer um registro que considero extremamente importante para o meu Estado de Roraima e também para o Governo. Como Líder do Governo, tenho atuado nesta Casa no sentido de buscar o entendimento e a ação do Governo de forma mais eficaz e justa em todas as regiões do Brasil.

            Estamos em Roraima, nesse momento, vivendo a reta final de um procedimento relativo à demarcação da área indígena Raposa/Serra do Sol. Essa demarcação foi feita com equívocos e em um processo extremamente tumultuado, que não vale a pena aqui mencionar sob pena de eu ficar aqui uma sessão inteira explicando os erros, as omissões e todos os problemas que ocorreram nessa demarcação. O fato é que a área está demarcada e, como tal, ela precisa ter conseqüências.

            Um dos pontos que se discute agora é a retirada dos produtores de arroz, que são os maiores produtores do Estado, do vale que se encontra dentro da área indígena Raposa/Serra do Sol. E ficou acertado com o Governo que esses produtores seriam remanejados para outra área produtiva e indenizados para que pudessem, efetivamente, iniciar a produção em outra região, mantendo os empregos que existem e gerando impostos para a economia de Roraima. Infelizmente, esse processo de realocação não foi definido ainda, nem as indenizações ajustadas.

            Eu gostaria de registrar a minha preocupação e fazer um apelo direto ao Ministro Tarso Genro, para que se debruce sobre essa questão, a fim de encontrarmos um denominador comum de entendimento para evitar qualquer ato de violência que venha a radicalizar as ações em Roraima, e possamos encontrar o local ou os locais de transferência desses produtores, pagar as justas indenizações e, depois, procurar a forma de desenvolver as regiões indígenas de Roraima, pois as áreas demarcadas em Roraima representam 47% da área territorial do Estado. Portanto, é importante que se tenha uma política indigenista voltada para a melhoria da população indígena e para o desenvolvimento de Roraima.

            Faço esse apelo, porque temos uma série de questões pendentes. Junto com essa questão da remoção da Raposa/Serra do Sol está a solução da sede do Município de Pacaraima, que fica na fronteira com a Venezuela. Já foi acordado com o Governo Federal de se fazer o remanejamento para manter intacta a cidade, que é importante para Roraima e para a relação comercial com a Venezuela.

            Então, com base em tudo isso, eu gostaria de registrar a minha preocupação e, principalmente, fazer um apelo para que o Governo coordene uma ação que seja justa, que mantenha a integridade das populações indígenas, que evite o conflito entre os próprios índios, mas que faça justiça e que se cumpram os entendimentos acordados anteriormente.

            Era esse o apelo que queria fazer.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/07/2007 - Página 23946