Discurso durante a 113ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Apelo ao Ministério dos Transportes e DNIT para que acompanhem as obras que estão sendo realizadas em Roraima, na Operação Tapa-Buracos. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Apelo ao Ministério dos Transportes e DNIT para que acompanhem as obras que estão sendo realizadas em Roraima, na Operação Tapa-Buracos. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 17/07/2007 - Página 25066
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • GRAVIDADE, PROBLEMA, REDE RODOVIARIA, ESTADO DE RORAIMA (RR), PRECARIEDADE, RODOVIA, AUMENTO, MORTE, ACIDENTES, CHUVA, SOLICITAÇÃO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), ACOMPANHAMENTO, OBRAS, QUALIDADE, RECUPERAÇÃO, PLANEJAMENTO, APROVEITAMENTO, PERIODO, SECA, APREENSÃO, ABANDONO, POPULAÇÃO, PRODUTOR.

            O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para fazer um apelo ao Ministério dos Transportes e ao Dnit para que supervisionem e acompanhem as obras que estão sendo realizadas no Estado de Roraima, de recuperação das estradas: o programa tapa-buracos e a pavimentação de BRs, estradas federais.

            Estamos em pleno período de inverno, Senador Valter Pereira, já que Roraima se encontra no Hemisfério Norte, acima da linha do Equador. Lá, no período de chuvas, a situação das estradas se agrava. Estamos com problemas gravíssimos na BR-174, que liga Manaus a Boa Vista e à fronteira com a Venezuela. Estamos, também, com problemas sérios na BR-210, que liga o Estado de Roraima à fronteira com o Pará. Essas duas estradas, apesar de terem recebido milhões em recursos nos últimos anos, encontram-se em péssimas condições. Os desastres são permanentes, muitos com mortes. Portanto, é uma temeridade, hoje, ainda mais no período do inverno, transitar-se pelas estradas de Roraima, por causa do estado em que se encontram.

            Como o Governo Federal tem repassado recursos para o Estado, ao qual todas essas obras estão delegadas, e há uma discussão a respeito da especificação técnica que essas obras devem ter, faço um apelo ao Ministro Alfredo Nascimento e ao Presidente e aos diretores do DNIT para que acompanhem, supervisionem e cobrem do Governo do Estado a efetiva ação e a efetiva recuperação das estradas.

            A população de Roraima não pode continuar da forma como está. Carro pequeno não trafega na BR-210, por exemplo, que liga São João e São Luiz aos Municípios de Rorainópolis e de Caroebe. Então, precisamos, efetivamente, agir de forma rápida.

            É claro que, agora, não é possível executar obra de porte devido ao período das chuvas, mas é preciso estruturar essas obras e alocar recursos para que, assim que setembro vier, com o verão, essas obras possam ser feitas, com boa qualidade, para que não se acabem a cada inverno. Não adianta, na Amazônia, fazer trabalho de faz-de-conta; não adianta fazer trabalho para remendar. Na Amazônia, com a chuva, com o sol, com a floresta, com tudo que é peculiar à região, sem dúvida alguma, ou a estrada é bem feita, ou não tem durabilidade.

            Então, fica aqui este apelo para a supervisão e o compromisso do Ministério dos Transportes a fim de que aja rapidamente e retire o povo do interior de Roraima do isolamento e das dificuldades, sem falar numa dificuldade maior ainda, que diz respeito às estrada vicinais, que estão abandonadas - o produtor está abandonado no lote. Mas, como as estradas vicinais são de responsabilidade do Estado, espero que o Governo de Roraima possa, efetivamente, empreender, assim que terminar o inverno, a recuperação de todas elas.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/07/2007 - Página 25066