Discurso durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao aniversário de nascimento de Ariano Suassuna.

Autor
Sibá Machado (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Machado Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao aniversário de nascimento de Ariano Suassuna.
Publicação
Publicação no DSF de 05/07/2007 - Página 22358
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, ARIANO SUASSUNA, ESCRITOR, ESTADO DA PARAIBA (PB), OPORTUNIDADE, RECONHECIMENTO, IMPORTANCIA, OBRA LITERARIA, INCENTIVO, CULTURA, ORIENTAÇÃO, MUSICA, DANÇA, LITERATURA, ARTES PLASTICAS, CINEMA, ARQUITETURA, PAIS.

     O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Pelo significado de sua obra e a importância desta para a cultura brasileira é justificativa mais do que suficiente para homenagear Ariano Suassuna. O autor de Auto da Compadecida foi um dos criadores do Movimento Armorial, movimento que tem por escopo criar uma arte erudita a partir de nossa própria cultura popular, orientando dessa forma todos os campos da arte, como a música, a dança, a literatura, as artes plásticas, o cinema e arquitetura.

     Ariano Suassuna é também autor de várias peças para o teatro, algumas transformadas em livros.

     Nesses dois campos, as obras mais conhecidas são: O desertor de Princesa (1948); Auto de João da Cruz (1949); O Arco Desabado (1952); Auto da Compadecida (1955), que foi um grande sucesso na TV; O Santo e a Porca (1957); O Casamento Suspeitoso (1957); A Pena e a Lei (1959); Farsa da Boa Preguiça (1960); A Caseira e a Catarina (1962); Romance d´a Pedra do Reino e o Príncipe de Sangue do Vai-e-Volta, romance de 1971, traduzida para o inglês, alemão, francês, espanhol, polonês e holandês e agora transformado também em minissérie da Rede Globo.

     Pelo aniversário desse baluarte da nossa literatura, da poesia e amante das causas populares brasileiras é que sugiro a realização de sessão especial do Senado Federal em homenagem a Ariano Suassuna para o dia 11 de julho próximo, Sr. Presidente.

     Era a justificativa que queria fazer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/07/2007 - Página 22358