Discurso durante a 104ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra o aniversário de emancipação do município Cachoeiro de Itapemirim - ES.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registra o aniversário de emancipação do município Cachoeiro de Itapemirim - ES.
Publicação
Publicação no DSF de 04/07/2007 - Página 22078
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, ANIVERSARIO, EMANCIPAÇÃO POLITICA, MUNICIPIO, CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (ES), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), DETALHAMENTO, BENS CULTURAIS, REGIÃO.

     O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PR - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é só para registrar que, neste final de semana próximo passado, aconteceu o aniversário de emancipação de Cachoeiro de Itapemirim, numa festa bonita, como sempre ocorre, o desfile daquela cidade que é a capital secreta do mundo, por quem tenho profundo amor, e recebi a comenda Rubem Braga. Quem não conhece Rubem Braga? V. Exª, que é um intelectual, um homem de muita leitura... Aliás, V. Exª precisa ir a Cachoeiro, para conhecer a Casa dos Braga.

     Muito mais do que conhecer a casa onde nasceu Roberto Carlos, de quem V. Exª gosta também. Aliás, V. Exª disse que Deus só chamou três homens no mundo: Pelé, Roberto Carlos e V. Exª, porque V. Exª vale por dois. Quatro homens, aliás: V. Exª, que vale por dois, Roberto Carlos e Pelé, segundo o nosso querido João Cláudio Moreno.

     Então, aconteceu neste final de semana em Cachoeiro de Itapemirim a grande festa e gostaria de registrar o aniversário da cidade de um povo trabalhador, acolhedor, a capital do mármore, do granito, deste País, de uma cultura, de uma riqueza...

     Eu não poderia deixar, Sr. Presidente, de fazer este registro hoje e convidar V. Exª para conhecer a Casa dos Braga, por ser um intelectual, homem de leitura. É a terra dos Braga, a terra de Roberto Carlos e também do filho de Dona Dadá, porque Cachoeiro de Itapemirim me adotou, foi lá que eu me elegi Vereador pela primeira vez.

     O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - E lá estarei.

     O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PR - ES) - Lá, nesta semana, estará nosso querido Senador Paulo Paim. S. Exª vai passar oito dias em Cachoeiro de Itapemirim, com o filho dele. Vai conhecer o Museu dos Braga, onde nasceu Roberto Carlos, a Rádio Cachoeiro, onde Roberto Carlos começou a cantar. Vai conhecer até o regional, de Zé Nogueira, a primeira banda em que Roberto Carlos cantou. Zé Nogueira está vivo e toca todo domingo na praça. O Senador Paim vai conhecer a casa onde nasceu Roberto Carlos, até o bercinho de Roberto Carlos, a bacia onde ele tomou banho, está tudo lá. Até a professora de piano de quando ele era criança está viva. S. Exª pode conhecer isso tudo e visitar a casa que é o museu dos Braga e vai voltar dizendo que V. Exª, como bom intelectual, deve ir a Cachoeiro de Itapemirim para poder conhecer a cidade maravilhosa e andar nos lugares onde o nosso querido Sérgio Sampaio fez tantas composições maravilhosas. V. Exª pode muito bem, às margens do rio Itapemirim, cantar “Meu Pequeno Cachoeiro”, pois sei que V. Exª também gosta de cantar.

     Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/07/2007 - Página 22078