Fala da Presidência durante a 109ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Resposta ao Senador Arthur Virgílio sobre a sua permanência na presidência do Senado, com referência ao recurso que apresentou ao Conselho de Ética.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Resposta ao Senador Arthur Virgílio sobre a sua permanência na presidência do Senado, com referência ao recurso que apresentou ao Conselho de Ética.
Publicação
Publicação no DSF de 11/07/2007 - Página 22960
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • REITERAÇÃO, CONVICÇÃO, ORADOR, RESPONSABILIDADE, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SENADO, AUSENCIA, RENUNCIA, CARGO ELETIVO, RESPEITO, VONTADE, PLENARIO.
  • JUSTIFICAÇÃO, PETIÇÃO, ENDEREÇAMENTO, CONSELHO, ETICA, DEFESA, DIREITOS, EXPECTATIVA, JUSTIÇA, JULGAMENTO, REGISTRO, INICIATIVA, ORADOR, ABERTURA, SIGILO, NATUREZA FISCAL, SIGILO BANCARIO, PEDIDO, INVESTIGAÇÃO, MINISTERIO PUBLICO, INTERESSE, ESCLARECIMENTOS.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Infelizmente, Senador Arthur, o que V. Exª acaba de dizer talvez não diga respeito a mim. Na última vez em que V. Exª esteve no meu gabinete, para minha satisfação, acompanhado do Senador Sérgio Guerra e do Senador Tasso Jereissati, fiz questão...

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - E do Senador Marconi Perillo e da Senadora Marisa Serrano.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Do Senador Marconi Perillo e da Senadora Marisa Serrano também. Eu fiz questão de dizer a V. Exªs que, se fosse necessário ir ao Conselho de Ética, eu iria no dia seguinte. Bastava combinar com os senhores, com mais ninguém; bastava combinar com os senhores e eu iria com muita satisfação. E vou a qualquer hora!

            Até hoje, eu não sei do que sou acusado. Eu fiz a prova contrária de tudo - absolutamente de tudo! Eu não sei do que sou acusado. Não sei do que me acusam. Eu somente tenho me colocado à disposição para esclarecer qualquer dúvida que haja a meu respeito, mas com altivez, com coragem, com transparência, com responsabilidade. Eu não tenho nada a esconder na minha vida. Eu sou responsável por todos os meus atos.

            Eu não procuro solidariedade numa hora desta. Não é hora de procurar solidariedade. É hora de ter o reconhecimento das pessoas que buscarão a verdade a qualquer preço.

            É por isso que eu não entendo o porquê de eu não ter direito de entrar no Conselho de Ética com uma petição, que é pública...

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - V. Exª tem o direito.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - ...objetivando ressalvar um direito de não permitir que haja uma transgressão constitucional.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - O Senador tem o direito. O questionamento que eu fiz foi quanto ao Presidente.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - O Senador e o Presidente, não dá para separar a figura do Presidente do Senado Federal da do Senador da República, por mais que queiramos. Não dá para separar! Na hora em que atingem o Senador Arthur Virgílio, atingem diretamente a instituição. Não basta V. Exª ser Presidente ou Líder do PSDB...

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Há uma diferença entre o Líder e o Senador.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Não há, não há!

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Sr. Presidente, não tenho intenção de ficar horas a fio...

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - A instituição são aqueles que a compõem. Não há como separar.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Eu não tenho intenção de ficar horas a fio polemizando com V. Exª. Eu vim aqui para fazer o meu comunicado...

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Este talvez tenha sido um dos momentos mais desagradáveis para mim neste Senado Federal, polemizar com V. Exª, pelo respeito que lhe tenho.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/07/2007 - Página 22960