Pronunciamento de Jefferson Peres em 10/07/2007
Discurso durante a 109ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Manifesta sua opinião sobre a permanência do Senador Renan Calheiros na presidência do Senado.
- Autor
- Jefferson Peres (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AM)
- Nome completo: José Jefferson Carpinteiro Peres
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- Manifesta sua opinião sobre a permanência do Senador Renan Calheiros na presidência do Senado.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/07/2007 - Página 22960
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- OPINIÃO, ORADOR, INCOMPATIBILIDADE, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SENADO, PERIODO, INVESTIGAÇÃO, CONSELHO, ETICA, RESPEITO, DECISÃO, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, PERMANENCIA, CARGO.
O SR. JEFFERSON PÉRES (PDT - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Renan Calheiros, aproveito esta oportunidade para deixar bem clara minha posição. Conquanto eu tenha, desde o início, manifestado que entendia - como entendo - que havia incompatibilidade entre, na sua condição de Presidente, permanecer na Presidência da Casa e ser investigado pelo Conselho de Ética, mas entendo, também, que V. Exª pode ou não concordar com essa opinião ou atendê-la. Nunca vim aqui lhe dizer para não constrangê-lo, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - É verdade.
O SR. JEFFERSON PÉRES (PDT - AM) - Não vejo em que haja coragem nem em dizer na ausência nem na presença. Seria covardia dizer aos cochichos, mas dizer publicamente, pela imprensa, que achava que o Presidente deveria se afastar temporariamente - não renunciar, nunca lhe pedi isso -, não vejo nenhum gesto de coragem nisso.
Portanto, Sr. Presidente, não quis constrangê-lo.
Eu lhe fazer apelo aqui e V. Exª dizer que não. É um direito seu não querer se afastar da Presidência do Senado. De forma que é isso...
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Eu sempre entendi muito bem a posição de
V. Exª.
O SR. JEFFERSON PÉRES (PDT - AM) - E não há nenhuma hostilidade pessoal a V. Exª.
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Já fiz questão de lhe telefonar várias vezes dizendo exatamente isto: que compreendo a sua posição, respeito a sua posição. Independentemente desse caso que me envolve, V. Exª é um dos exemplos que nós temos a seguir aqui no Senado Federal.
O SR. JEFFERSON PÉRES (PDT - AM) - Muito obrigado.
Então, é isso, Sr. Presidente. Não se confunda o que foi, no meu entendimento, talvez até equivocado, ser elegante com V. Exª com covardia ou medo de dizer frente a frente que eu achava que V. Exª deveria se afastar.
Muito obrigado.