Discurso durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de aplauso para a pesquisadora Juliana Monte Real, jovem biomédica de 23 anos, pela descoberta de que a Proteína PTX3, gerada por pulmão que recebe respiração artificial, pode piorar o estado clínico do doente.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de aplauso para a pesquisadora Juliana Monte Real, jovem biomédica de 23 anos, pela descoberta de que a Proteína PTX3, gerada por pulmão que recebe respiração artificial, pode piorar o estado clínico do doente.
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/2007 - Página 23569
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, PESQUISADOR, HOSPITAL, CANCER, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ESTUDANTE, CURSO DE MESTRADO, DESCOBERTA, BENEFICIO, TRATAMENTO, SAUDE.

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, trata-se de requerimento de Voto de Aplauso para a pesquisadora Juliana Monte Real, jovem biomédica de 23 anos, pela pesquisa que está desenvolvendo e pela qual descobriu que a Proteína PTX3, gerada por pulmão que recebe respiração artificial, pode piorar o estado clínico do doente.

     Trata-se de Juliana Monte Real, biomédica, formada pelo Centro Universitário Lusíada, de Santos, que trabalha no Hospital do Câncer A.C. Camargo, em São Paulo, onde iniciou sua tese de mestrado sob orientação da bióloga Adriana Abalen e do pneumologista Daniel Dehenzelin, com bolsa e projeto de pesquisa financiado pela Fapesp.

     Essa tese de mestrado pode ajudar pessoas internadas com doenças pulmonares futuramente. Segundo essa pesquisa, a respiração artificial utilizada em pacientes com doenças pulmonares pode ser mais perigosa do que se imagina.

     Ela percebeu que um organismo já afetado por inflamação aguda no pulmão, causada por câncer, pneumonia ou dengue, é mais suscetível a lesões provocadas pelo procedimento. É como jogar gasolina em uma fagulha: uma etapa do processo de cura pode ser tão perigosa quanto a doença.

     O motivo é a ação de uma proteína, a PTX3, presente em níveis altos nos processos inflamatórios agudos. Ela é produzida por células do tecido pulmonar como uma reação à doença. E, segundo esse estudo, também aparece quando as mesmas células são expostas ao stress provocado pela respiração artificial. “O simples fato de esticar as células já deflagra sua produção”.

     São exemplos como a dessa jovem, de apenas 23 anos, que engrandece o Brasil e os brasileiros, que precisamos divulgar e incentivar.

     Peço a gentileza de ser transcrito, na íntegra, aquilo que está no requerimento.

     Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/2007 - Página 23569