Discurso durante a 116ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Justificativas a requerimento solicitando voto de pesar pelo falecimento das 199 pessoas, passageiros, funcionários e demais vítimas do acidente com Airbus A-320 da TAM, vôo 3054.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Justificativas a requerimento solicitando voto de pesar pelo falecimento das 199 pessoas, passageiros, funcionários e demais vítimas do acidente com Airbus A-320 da TAM, vôo 3054.
Publicação
Publicação no DSF de 03/08/2007 - Página 25802
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, VITIMA, ACIDENTE AERONAUTICO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ESPECIFICAÇÃO, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • CONCLAMAÇÃO, PODERES CONSTITUCIONAIS, PROVIDENCIA, MELHORIA, TRANSPORTE AEREO, BRASIL, PREVENÇÃO, ACIDENTES, EXPECTATIVA, ISENÇÃO, INVESTIGAÇÃO, ACIDENTE AERONAUTICO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Alvaro Dias, a tragédia ocorrida com o avião Airbus A-320 da TAM, referida em praticamente todos os discursos hoje feitos pelos inúmeros Srs. Senadores que ocuparam a tribuna para tratar desse tema desde às 10 horas, acidente ocorrido no último dia 17 de julho, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, chocou o País. Considerado o maior acidente da aviação civil brasileira, o desastre deixou, além das 199 vítimas, marcas profundas na sociedade brasileira. Devemos prestar o nosso mais profundo sentimento de pesar às famílias e amigos de todas as vítimas dessa fatalidade.

Entre as vítimas estava um membro do Congresso Nacional, o Deputado Júlio Redecker, do PSDB do Rio Grande do Sul. Júlio Redecker foi um dos mais atuantes membros das diversas CPIs do Congresso Nacional, bem como na Câmara, onde era um dos líderes da Oposição. Sabia dialogar de maneira construtiva quando necessário, assim como ser rígido na defesa de suas posições de oposição ao Governo. Sou testemunha disso. Quando estavam sendo examinados dois diferentes textos sobre a CPI da Terra e a Violência no Campo - enquanto alguns Parlamentares queriam discutir apenas a reação dos movimentos sociais no campo, outros achavam importante examinar as ações armadas por parte dos proprietários rurais -, nós dois chegamos a um entendimento para que fossem examinados ambos os lados.

Não posso deixar de mencionar o parecer favorável que o Deputado Júlio Redecker apresentou ao projeto de lei de minha autoria, que estabelece um mandato negociador, quando de sua aprovação na Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

Este trágico episódio tem de servir de exemplo para que nós, membros do Poder Legislativo, juntamente com as autoridades dos poderes Executivo e Judiciário, adotemos as medidas necessárias para que tais fatos não voltem a ocorrer. Além disso, devemos trabalhar no sentido de que as investigações ocorram sem sensacionalismos, de forma correta, equilibrada, transparente, encontrando as reais causas do acidente, assim como propiciando a adoção das medidas que coíbam a repetição de tragédias como essa.

Obrigado, Sr. Presidente.

Agradeço também a todos os Senadores presentes, que assinaram o referido requerimento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/08/2007 - Página 25802