Discurso durante a 118ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do crescimento econômico auferido pelo país no primeiro semestre. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDUSTRIAL.:
  • Registro do crescimento econômico auferido pelo país no primeiro semestre. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 07/08/2007 - Página 25920
Assunto
Outros > POLITICA INDUSTRIAL.
Indexação
  • REGISTRO, DADOS, CRESCIMENTO, PRODUÇÃO INDUSTRIAL, SEMESTRE, PREVISÃO, CONTINUAÇÃO, EVOLUÇÃO, EFEITO, AUMENTO, CONSUMO, MERCADO INTERNO, SAUDAÇÃO, AMPLIAÇÃO, INVESTIMENTO, BENS DE CAPITAL, EQUIPAMENTOS, INDUSTRIA, COMPROVAÇÃO, EFICACIA, POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA, REDUÇÃO, JUROS, ANUNCIO, GOVERNO, APRESENTAÇÃO, PROPOSTA, REFORMA TRIBUTARIA, FAVORECIMENTO, PRODUÇÃO.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu pedi a palavra para fazer um registro que considero extremamente importante e um comentário que diz respeito à política econômica do Governo do Presidente Lula.

Primeiro, quero registrar que foi auferido o crescimento de 4,8% no primeiro semestre, para a produção industrial do nosso País; há nove meses consecutivos vem crescendo a produção industrial.

A produção industrial de junho cresceu 1,2% em relação a maio; 6,6%, em relação a junho do ano passado, e 4,8% no primeiro semestre. O que é mais importante é que as projeções indicam que há possibilidade concreta de se chegar a um crescimento industrial, no segundo semestre, de 6,5%. Esse é um dado extremamente auspicioso, Sr. Presidente, porque demonstra um crescimento real do setor industrial brasileiro. O motivo desse crescimento do setor industrial brasileiro está se dando, principalmente, por conta do aumento do consumo interno, o que registra um aumento, portanto, do padrão de gastos da população brasileira. É bem verdade que as exportações também contribuíram, principalmente no setor da agricultura. Mas, sem dúvida nenhuma, esse é um dado que demonstra o acerto não só da política econômica, mas também o da queda dos juros do País. Os dados que mostraram o crescimento da indústria de 4,8%, Senador Jayme Campos, registram também que o maior crescimento na compra das indústrias foi exatamente em equipamentos, máquinas e, portanto, material de investimento para novas produções.

O crescimento de bens de capital no primeiro semestre foi de dois dígitos. Foi de 20% para equipamentos para indústria; 31% de equipamentos para agricultura; 15,9% de equipamentos para energia; 13% de equipamentos para construção; 12% para transporte e 15% de uso misto.

Portanto, estamos vendo que diminuir o preço, que diminuir a taxa de juros, não fazem com que venha a possibilidade de inflação. O investimento no Brasil não está gerando um aquecimento da demanda. Ao contrário, está gerando a ampliação da demanda e da oferta. Os industriais, os empresários, estão investindo mais e estão se aparelhando para produzir mais ainda.

Esse era o registro extremamente auspicioso que gostaria de fazer. Quero dizer que vamos trabalhar. O Congresso tem contribuído para que possamos desonerar a produção e diminuir os encargos tributários.

O Governo vai apresentar, no segundo semestre, uma nova proposta de reforma tributária que desonere ainda mais a produção. Esse dado, Senador Eduardo Suplicy, é um dato auspicioso: 4,8% do crescimento da indústria no primeiro semestre e projeção de 6,5% de crescimento no segundo semestre. Haverá aumento nos investimentos, aumento na compra de equipamentos, aumento na demanda interna do País e, portanto, melhoria de todas as condições macroeconômicas que terão, sem dúvida, conseqüência microeconômica na qualidade de vida da população brasileira.

Era o registro que gostaria de fazer. Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/08/2007 - Página 25920