Discurso durante a 118ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Exaltação à força e capacidade dos atletas brasileiros participantes dos Jogos Pan-Americanos.

Autor
Fátima Cleide (PT - Partido dos Trabalhadores/RO)
Nome completo: Fátima Cleide Rodrigues da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE.:
  • Exaltação à força e capacidade dos atletas brasileiros participantes dos Jogos Pan-Americanos.
Publicação
Publicação no DSF de 07/08/2007 - Página 25952
Assunto
Outros > ESPORTE.
Indexação
  • HOMENAGEM, ATLETAS, PARTICIPAÇÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), JOGOS PANAMERICANOS, REPRESENTAÇÃO, BRASIL, SUPERIORIDADE, MEDALHA, CUMPRIMENTO, DIRIGENTE, ENTIDADE.
  • ELOGIO, DIRETRIZ, MINISTERIO DO ESPORTE, AMPLIAÇÃO, ACESSO, REFORÇO, CIDADANIA, MELHORIA, INFRAESTRUTURA, GESTÃO, ESPORTE.

A SRª FÁTIMA CLEIDE (Bloco/PT - RO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, durante 16 dias, o Brasil acompanhou com muito carinho e interesse a trajetória de nossos atletas nos Jogos Pan-Americanos, realizado no Rio de Janeiro, bela cidade que abraçou com entusiasmo e participação todas as delegações de atletas, aumentando ainda mais o orgulho que sentimos por ter em nosso mapa região tão hospitaleira e alegre.

Muitos aqui estiveram presentes na abertura do PAN, eu também estive, e pude testemunhar a corrente vibrante do público que lá esteve para saudar nossos valentes atletas. Muitos também já tiveram a oportunidade de, desta tribuna, homenagear os guerreiros e guerreiras do esporte que enalteceram o Brasil perante o mundo.

É o que também faço agora. Não cabem em algumas poucas palavras tudo o que significou estes Jogos Pan-Americanos, as lições que nos deixa, o aprendizado por vir a partir desta extraordinária edição dos jogos.

Mas vale mais uma vez exaltar a força e a capacidade de nossos jovens atletas, a superação pessoal de dificuldades, e o feito do Brasil ocupar honrosa presença ao lado de Estados Unidos e Cuba dentre os primeiros em número de medalhas.

A maior delegação da história do País em jogos Pan-Americanos, 648 atletas brasileiros competiram com muita dignidade e determinação em todas as modalidades disputadas. Foram parte do total de 5.662 atletas de 42 países - uma convivência valiosa, que só o esporte é capaz de proporcionar.

São muitos os atletas que poderíamos aqui citar, por sua participação exitosa, isto é, pelo alcance do objetivo a que se propuseram, a de retornar para casa com uma medalha no peito.

Mas, para evitar injustiça com eventual esquecimento, através das meninas de nossa seleção feminina de futebol, a Marta, a Andréia, a Aline, Renata Costa, Tânia, Elaine, Daniela, Formiga, Rosana, Cristiane e Maycon, rendo agradecimentos e carinho a todos os nossos atletas.

Seu brilho verde-amarelo contagiou nossos corações. Sua garra nos revela uma certeza: o governo brasileiro está no caminho certo ao trilhar por uma política nacional de esporte destinada ao crescimento de oportunidades sociais e fortalecimento da cidadania.

Por isso, parabenizo o ministro Orlando Silva e sua equipe pela dedicação à tarefa de concretizar no imenso Brasil as diretrizes de sua pasta, estabelecidas na ampliação da infra-estrutura esportiva; qualificação de recursos humanos; aprimoramento da gestão do esporte e na construção da cadeia produtiva do esporte.

Não posso deixar de parabenizar, ainda, todos os dirigentes desportistas, dirigentes das confederações e entidades das modalidades desportivas presentes no PAN que se esforçaram para que os Jogos no Brasil fossem desenvolvidos com pleno sucesso.

Finalmente, homenageio uma grande mulher, carnavalesca vitoriosa, responsável pelo memorável show de abertura do PAN, Rosa Magalhães.

Toda a energia daquele espetáculo seria infinitamente menor se não houvesse a criatividade e habilidade de Rosa em trabalhar em grandes espaços, unindo as diferentes artes na sua invenção de desenhar espetáculos inesquecíveis, de cores e detalhes únicos.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/08/2007 - Página 25952