Discurso durante a 118ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Considerações acerca da deportação dos pugilistas cubanos.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA. HOMENAGEM.:
  • Considerações acerca da deportação dos pugilistas cubanos.
Publicação
Publicação no DSF de 07/08/2007 - Página 25950
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA. HOMENAGEM.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, FALTA, INFORMAÇÃO, OCORRENCIA, DEPORTAÇÃO, ATLETAS, PAIS ESTRANGEIRO, CUBA, PARTICIPAÇÃO, JOGOS PANAMERICANOS, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ANUNCIO, PEDIDO, ESCLARECIMENTOS, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE).
  • IMPORTANCIA, DECLARAÇÃO, FIDEL CASTRO, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, AUSENCIA, PUNIÇÃO, ATLETAS, RETORNO, PAIS ESTRANGEIRO, CUBA, REITERAÇÃO, COMPROMISSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DEFESA, LIBERDADE, CIRCULAÇÃO, PESSOAS, AMERICA.
  • CONGRATULAÇÕES, GERALDO ALCKMIN, EX GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CASAMENTO, FILHA.
  • CONCLAMAÇÃO, GESTÃO, GOVERNO ESTADUAL, ITAMARATI (MRE), CONGRESSO NACIONAL, PERMANENCIA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), SEDE, PARLAMENTO LATINO AMERICANO.

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, em primeiro lugar, eu gostaria de reiterar um ponto importante.

Nós não sabemos inteiramente tudo o que aconteceu com os pugilistas. É possível que, conforme...

     O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - V. Exª me permite?

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Posso completar a frase?

     O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Pois é justamente nisso que se agiu errado. Poderíamos ter sabido e ter dado a eles o direito de esclarecimento. Se há prazo, para que pressa? Já dizia o estadista Petrônio Portella. Por que essa precipitação? Eles não estavam causando insegurança nenhuma a nossos princípios democráticos e à ordem democrática.

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Absolutamente.

     Eu estou de acordo que deveremos solicitar - aliás, transmiti hoje que tentei falar e vou tentar falar ainda com o Ministro das Relações Exteriores - para que o Ministério possa explicar inteiramente se os dois pugilistas, de fato, reiteraram, seja por escrito, seja pela forma que for, que desejavam retornar a Cuba, conforme está explicitado na imprensa que eles desejavam fazê-lo.

     É importante também que o Presidente em licença, Fidel Castro, tenha dito que não haverá qualquer punição, prisão ou retaliação para com os pugilistas.

     Assim como V. Exª e os demais Senadores que aqui falaram hoje, quero um esclarecimento mais completo. Estou solidário a essa causa. Reitero aqui o que disse o Presidente Lula em seu artigo: “Sou inteiramente favorável à livre circulação de pessoas nas três Américas e queremos chegar a esse objetivo”.

     Aproveito a oportunidade para cumprimentar o ex-Governador Geraldo Alckmin pelo casamento de sua filha, já que V. Exª mencionou esse acontecimento. Eu estava em Moçambique no dia 27 e não pude cumprimentá-lo nem sua senhora, sua filha e o noivo de sua filha. No entanto, na sexta-feira, visitei o ex-Governador Geraldo Alckmin, cumprimentei-o e pedi-lhe que transmitisse à sua senhora e ao casal de noivos os meus cumprimentos no sentido de que possam constituir uma família muito feliz. Eu gostaria de registrar isso, uma vez que não pude estar presente. Na oportunidade, inclusive, agradeci ao ex-Governador Geraldo Alckmin pela maneira sempre cortês e respeitosa com que sempre me tratou como Senador por São Paulo. Reiterei a ele que, em todas as ocasiões, durante o seu mandato como Governador, não importando a razão, fosse por questões de movimentos sociais ou por questões importantes para o Estado de São Paulo e para o País, ele sempre atendeu ou retornou de pronto as minhas ligações.

     Portanto, quero manifestar a atitude de construção e de colaboração que tenho para com ele, ainda que sejamos de Partidos diferentes.

     Inclusive lembrei a ele a importância de também colaborar para que a sede do Parlatino permaneça em São Paulo. Como, aliás, está sendo objeto de diálogo e cooperação entre o Governo do Estado de São Paulo, o Ministério das Relações Exteriores e o próprio Congresso Nacional, atendendo a pedido dos membros do Parlamento Latino-Americano que encontrei em Caracas, na Venezuela, na última semana, e o apelo do Presidente do Parlamento Latino-Americano, Senador Jorge Pizarro, que, em maio último - V. Exª estava presente, com nossa delegação -, disse-nos o quão importante será que aquela obra, feita por um dos maiores arquitetos do mundo, Oscar Niemeyer, para ser um Parlamento Latino-Americano, continue sendo a sede.

     Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/08/2007 - Página 25950