Pronunciamento de Alvaro Dias em 15/08/2007
Discurso durante a 126ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Transcrição de Nota da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, dirigida ao Governo do Estado do Paraná, solicitando a intervenção da Força Nacional na cidade de Foz do Iguaçu.
- Autor
- Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
- Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SEGURANÇA PUBLICA.:
- Transcrição de Nota da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, dirigida ao Governo do Estado do Paraná, solicitando a intervenção da Força Nacional na cidade de Foz do Iguaçu.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/08/2007 - Página 27562
- Assunto
- Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
- Indexação
-
- GRAVIDADE, CRESCIMENTO, VIOLENCIA, FAIXA DE FRONTEIRA, MUNICIPIO, FOZ DO IGUAÇU (PR), ESTADO DO PARANA (PR), PEDIDO, CAMARA MUNICIPAL, INTERVENÇÃO, FORÇA ESPECIAL, AMBITO NACIONAL, GARANTIA, SEGURANÇA PUBLICA, REGISTRO, DADOS, DEFICIT, POLICIAL, SOLICITAÇÃO, APOIO, GOVERNO ESTADUAL, GOVERNO FEDERAL, ANEXAÇÃO, DOCUMENTO.
O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de registrar um fato de relevância que ocorre na cidade de Foz do Iguaçu, diante da violência, que cresce, de forma avassaladora, na faixa de fronteira.
A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu está pedindo a intervenção da Força Nacional. Foz do Iguaçu caminha para ser a cidade mais violenta do País, em razão do descaso das autoridades, tanto estaduais quanto federais.
É exatamente impulsionada pelo desespero que a Câmara de Vereadores toma essa providência, por sugestão do Vereador Geraldo Martins, encaminhando ao Governo do Estado solicitação de que a Força Nacional de Segurança Pública intervenha na cidade para conter a violência.
As autoridades municipais estão preocupadas, além da violência, com o déficit efetivo de policiais na cidade e pede auxílio estadual e federal para conter o avanço da criminalidade.
A fim de que V. Exª tenha a informação, hoje, o efetivo policial de Foz do Iguaçu é a metade do efetivo policial de 20 anos atrás. E é evidente que a população de Foz do Iguaçu cresceu significativamente. Só pode prevalecer a violência.
Encaminho à Mesa esta nota, Sr. Presidente, registrando esse fato mais como um alerta às autoridades federais.
************************************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
************************************************************************************************
Matéria referida:
“Foz do Iguaçu pede intervenção da Força Nacional.”