Discurso durante a 132ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pela moção de apoio ao Projeto de Lei do Senado 274, de 2003, apresentada pelo Vereador de Cachoeirinha - RS, Leonel José Morem Matias.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Satisfação pela moção de apoio ao Projeto de Lei do Senado 274, de 2003, apresentada pelo Vereador de Cachoeirinha - RS, Leonel José Morem Matias.
Publicação
Publicação no DSF de 24/08/2007 - Página 28587
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, RECEBIMENTO, APOIO, CAMARA MUNICIPAL, MUNICIPIO, CACHOEIRINHA (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), PROJETO DE LEI, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, AUTORIA, ORADOR, CRIAÇÃO, FUNDO DE DESENVOLVIMENTO, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, QUALIFICAÇÃO, TRABALHADOR, IMPORTANCIA, MOBILIZAÇÃO, MUNICIPIOS, BUSCA, INSERÇÃO, JUVENTUDE, MERCADO DE TRABALHO, PREVISÃO, COMBATE, VIOLENCIA, REGISTRO, APROVAÇÃO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), DETALHAMENTO, COMPOSIÇÃO, FUNDOS.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero expressar aqui minha alegria ao receber a notícia de que o vereador de Cachoeirinha (RS), Leonel José Morem Matias, apresentou moção de apoio ao PLS 274/03, a qual foi aprovada por unanimidade.

            O projeto apoiado, de nossa autoria, institui o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional e Qualificação do Trabalhador, o Fundep.

            Como vocês sabem, defendo a implantação de escolas técnicas profissionalizantes nos municípios brasileiros por acreditar que elas são horizontes próximos e viáveis.

            Seja por meio do PLS 274/03 ou da PEC 24/05 que versa sobre o mesmo tema.

            São esses horizontes que poderão dar um novo olhar ao futuro de nossos jovens. É uma das saídas para o fim da violência.

            A idéia do Fundep é inserir os jovens no mercado de trabalho, por intermédio da educação profissional, e promover a redução das desigualdades sociais.

            Sempre digo que gostaria, um dia, de ver uma escola técnica em cada um dos municípios brasileiros.

            E ações como a de nosso companheiro Leonel Matias nos mostram que esse sonho não é apenas meu.

            Cito outro exemplo: em Sergipe será criada a Frente Parlamentar em Defesa do Fundep. Frente que, temos certeza, terá muito sucesso.

            Para nós é uma alegria imensa ver que nossa idéia inicial está sendo aceita em diversos locais e nas mais diversas esferas.

            Lembro aqui o apoio que temos do governo federal por meio do Ministério da Educação.

            Em breve nossos jovens poderão, além de estudar e obter uma qualificação, manter-se em suas regiões e, conseqüentemente, trazer lucros e desenvolvimento para as mesmas.

            Por sua importância para a formação de nossos jovens, propus que o Fundep seja criado com dotações definidas na Constituição.

            São 2% do produto da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

            Além disso, a PEC prevê mais 3% da arrecadação das contribuições para o Programa de Integração Social (PIS) e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

            Se a PEC 24/05 for aprovada em 2007, estima-se que em 2008 o recurso previsto para o fundo gire em torno de R$ 5 bilhões.

            É importante ressaltar que a criação do fundo não onera o Tesouro, nem sacrifica outras políticas públicas.

            Acreditamos que após dois ou três anos da implantação do Fundo, o número de matrículas em cursos profissionais de nível médio triplique.

            Srªs e Srs. Senadores, temos certeza de que somente com educação de qualidade construiremos a Nação que todos desejamos.

            Muito obrigado!

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/08/2007 - Página 28587