Pronunciamento de Romero Jucá em 14/08/2007
Discurso durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Relata a inclusão de dois dispositivos na Medida Provisória 372, que trata da renegociação de dívidas dos produtores rurais, quais sejam: a indenização para os pescadores de lagosta e o reparcelamento das dívidas dos micro e pequenos empresários que optaram pelo Simples. Pede a votação da mesma e de outra Medida Provisória que concede pensão especial às pessoas atingidas pela hanseníase.
- Autor
- Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
PESCA.
POLITICA FISCAL.:
- Relata a inclusão de dois dispositivos na Medida Provisória 372, que trata da renegociação de dívidas dos produtores rurais, quais sejam: a indenização para os pescadores de lagosta e o reparcelamento das dívidas dos micro e pequenos empresários que optaram pelo Simples. Pede a votação da mesma e de outra Medida Provisória que concede pensão especial às pessoas atingidas pela hanseníase.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/08/2007 - Página 27485
- Assunto
- Outros > PESCA. POLITICA FISCAL.
- Indexação
-
- COMENTARIO, ENTENDIMENTO, SENADOR, LIDER, ANTERIORIDADE, RECESSO, BUSCA, SOLUÇÃO, REGULAMENTAÇÃO, PESCADOR, INDENIZAÇÃO, ALTERAÇÃO, TECNOLOGIA, PESCA, ATENDIMENTO, LEGISLAÇÃO, INFORMAÇÃO, APRESENTAÇÃO, EMENDA, MEDIDA PROVISORIA (MPV), EXPECTATIVA, AGILIZAÇÃO, VOTAÇÃO.
- SEMELHANÇA, SITUAÇÃO, EMENDA, MEDIDA PROVISORIA (MPV), RENEGOCIAÇÃO, DIVIDA, MICROEMPRESA, PEQUENA EMPRESA, OPÇÃO, SISTEMA INTEGRADO DE PAGAMENTO DE IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES DAS MICROEMPRESAS E DAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE (SIMPLES), EXPECTATIVA, APOIO, LIDER, BANCADA, OPOSIÇÃO.
- REGISTRO, POSSIBILIDADE, OBSTRUÇÃO PARLAMENTAR, SOLICITAÇÃO, SELEÇÃO, MATERIA, PRIORIDADE, INTERESSE NACIONAL, INCLUSÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), CONCESSÃO, PENSÃO ESPECIAL, VITIMA, HANSENIASE.
O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, peço a palavra, primeiro, para fazer um comunicado à Casa e um apelo.
Comunico à Casa que, no final do semestre passado, no encerrar os trabalhos, nós discutimos aqui a questão dos pescadores de lagosta. O Governo, junto com Parlamentares da oposição - Senadores José Agripino, Arthur Virgílio, Tasso Jereissati -, Parlamentares da base do Governo, como o Senador Garibaldi Alves Filho, e diversos Senadores e Senadoras, Senadora Patrícia Saboya, Senador Inácio Arruda, Senador Renato Casagrande, construímos aqui um entendimento e procuramos uma solução, que é exatamente a publicação de um dispositivo que permite a aquisição e a indenização das caçoeiras e também de compressores, para exatamente adequar a pesca da lagosta aos preceitos da legislação.
Gostaria de comunicar à Casa que esse dispositivo que será definido já está entregue ao Senador Jonas Pinheiro, que apresentará como emenda à Medida Provisória nº 372, para que esse dispositivo seja aprovado aqui no Senado e, rapidamente, na Câmara dos Deputados, e possa começar o processo de indenização.
A mesma Medida Provisória nº 372, que trata da renegociação de dívidas dos produtores rurais e cria uma série de dispositivos para proteger a questão da dívida com insumos agrícolas pela redução de safra, também receberá, Sr. Presidente, uma outra emenda, negociada com a Receita Federal e o Ministério da Fazenda, que abre o reparcelamento das dívidas dos micro e pequenos empresários que optaram pelo Simples; ou seja, pelo dispositivo que estamos propondo, até 31 de outubro de 2007, os microempresários que têm dívidas ou que têm parcelamentos integrais feitos e não pagos poderão reparcelar essas dívidas nos mesmos moldes do dispositivo aprovado no Supersimples.
Portanto, Sr. Presidente, são dois dispositivos extremamente importantes, que dizem respeito à população brasileira, principalmente aos pequenos agricultores, na renegociação da dívida, e aos pequenos empresários nas pequenas e microempresas.
Dito isso, Sr. Presidente, gostaria de fazer um apelo aos Senadores José Agripino, Arthur Virgílio, aos Senadores da oposição e da base do Governo, para que pudéssemos votar as três medidas provisórias que estão na pauta. Uma delas é exatamente essa da renegociação da dívida dos pequenos agricultores, inserida com esses benefícios que nós estamos agregando e relatando agora. A outra medida provisória - sei que a oposição não vai se furtar a votá-la - concede pensão especial às pessoas atingidas pela hanseníase. É uma medida provisória que também tranca a pauta e que tem grande espírito humanitário.
Apelo, como já fiz pela imprensa na data de hoje, à oposição para que possamos votar essas matérias. Se é preciso marcar um posicionamento, se é preciso fazer algum tipo de obstrução, que possamos fazer uma obstrução seletiva, Sr. Presidente, mas que possamos aprovar algumas dessas matérias que relatei aqui, porque são extremamente importantes para o dia-a-dia do povo brasileiro.
Era esse apelo que queria fazer a toda a Casa.
Muito obrigado.