Discurso durante a 126ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra a presença de uma caravana de camponeses do massacre de Corumbiara para reivindicar a solução definitiva do problema das indenizações das famílias.

Autor
Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA AGRARIA. DIREITOS HUMANOS.:
  • Registra a presença de uma caravana de camponeses do massacre de Corumbiara para reivindicar a solução definitiva do problema das indenizações das famílias.
Publicação
Publicação no DSF de 16/08/2007 - Página 27540
Assunto
Outros > REFORMA AGRARIA. DIREITOS HUMANOS.
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, GRUPO, TRABALHADOR RURAL, MUNICIPIO, CORUMBIARA (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO), TENTATIVA, AUDIENCIA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REIVINDICAÇÃO, SOLUÇÃO, PROBLEMA, INDENIZAÇÃO, FAMILIA, VITIMA, VIOLENCIA, CONFLITO, POLICIAL CIVIL, REFORMA AGRARIA.
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DETERMINAÇÃO, MINISTERIO, CUMPRIMENTO, COMPROMISSO, PERIODO, CAMPANHA ELEITORAL, PAGAMENTO, INDENIZAÇÃO, FAMILIA, ESTADO DE RONDONIA (RO).

     O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero apenas registrar que estão presentes, de Rondônia, numa caravana muito grande, os camponeses do massacre de Corumbiara, que vieram fazer uma reivindicação e uma manifestação a fim de tentar que a Bancada Federal do Estado de Rondônia consiga uma audiência com o Presidente Lula para que ele os receba, juntamente com o Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina, no intuito de resolver definitivamente o problema das indenizações. Assim, Sr. Presidente, poderemos virar, de uma vez por todas, essa página que manchou o nosso Estado e a história do Brasil.

     Em campanha política, quando visitou o Estado de Rondônia e esteve no local, o Presidente Lula prometeu que, se eleito fosse, daria a indenização e que os camponeses teriam o seu direito ao pedaço de terra. Na verdade, os camponeses de Santa Elina já têm o seu pedaço de terra, mas as indenizações àquelas famílias ainda não vieram.

     Então, faço um apelo ao Presidente Lula para que determine que seu Ministério honre o compromisso e indenize aquelas famílias do massacre de Corumbiara.

     E aproveito, Sr. Presidente, para solicitar à Mesa - se houver possibilidade - a minha inscrição para uma comunicação inadiável.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/08/2007 - Página 27540