Discurso durante a 132ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pede apoio para cerca de 50 famílias rondonenses, acampadas em frente ao Congresso Nacional, que após 12 anos do massacre de Corumbiara ainda não foram indenizadas.

Autor
Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MANIFESTAÇÃO COLETIVA.:
  • Pede apoio para cerca de 50 famílias rondonenses, acampadas em frente ao Congresso Nacional, que após 12 anos do massacre de Corumbiara ainda não foram indenizadas.
Publicação
Publicação no DSF de 24/08/2007 - Página 28493
Assunto
Outros > MANIFESTAÇÃO COLETIVA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, MARCHA, FAMILIA, MUNICIPIO, CORUMBIARA (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO), TENTATIVA, AUDIENCIA PUBLICA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, SOLUÇÃO, PROBLEMA, INDENIZAÇÃO, VITIMA, HOMICIDIO, TRABALHADOR RURAL, SOLICITAÇÃO, APOIO, AUTORIZAÇÃO, POLICIA MILITAR, DISTRITO FEDERAL (DF), PERMANENCIA, PRAÇA DOS TRES PODERES, EXPECTATIVA, URGENCIA, ATENDIMENTO, CUMPRIMENTO, PROMESSA, CAMPANHA ELEITORAL.

     O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Nobre Presidente Alvaro Dias, gostaria de pedir a atenção de V. Exª e dos demais Senadores desta Casa, que devem ter observado que aqui estão acampados, em frente a este imponente prédio do Palácio do Congresso Nacional, cerca de 50 famílias do meu Estado de Rondônia. São os camponeses do massacre Corumbiara, de triste memória para a história do nosso Brasil, repudiado até internacionalmente, Sr. Presidente.

     No dia 15, desta tribuna, registrei sua caravana, informando que estavam em Brasília para conseguir uma audiência com o Presidente Lula. Infelizmente, ainda não aconteceu essa audiência, cujo objetivo é resolver, definitivamente, o problema das indenizações dessas famílias, pois já se passaram 12 anos sem solução.

     Sr. Presidente, aqui estão alguns representantes, a maioria deles paranaenses como V. Exª, que nos ajudaram a desbravar o Estado de Rondônia.

     Peço a compreensão da Mesa, peço a compreensão de V. Exª para, de repente, intervir junto ao Palácio do Planalto para que o Presidente possa receber essa comissão e, quem sabe, resolver definitivamente o problema da indenização desses posseiros.

     Hoje volto à tribuna para fazer alguns apelos sobre esse mesmo tema.

     Fui informado pelas famílias que o prazo dado pela Polícia Militar do DF para que eles retirem o acampamento termina hoje. Apelo a V. Exª, nobre Presidente, e especialmente aos Senadores do Distrito Federal, para que entrem em contato com o Governador do Distrito Federal e peçam que seja assegurada a permanência dessas famílias no acampamento em frente ao Congresso Nacional até que o Presidente Lula possa, pessoalmente ou por intermédio de um representante, recebê-los e dar-lhes uma decisão quanto à reivindicação justa e pacífica que ele fazem aqui no Distrito Federal.

     O Presidente Lula, quando candidato à Presidência da República, esteve no local do massacre e assumiu o compromisso com essa comunidade de resolver, se eleito, o problema da indenização desses nossos posseiros.

     Gostaria que fosse registrado nos Anais desta Casa, mais uma vez, o pleito, o pedido justo e pacífico que fazem esses que já sofreram muito e esperam ser, agora, lembrados pelo Governo Federal - estão sendo lembrados por esta Casa, pelo Senador Expedito e pelos demais Senadores também, principalmente os do Estado de Rondônia.

     Faço um apelo à Mesa para interceda junto ao Presidente Lula para que, pessoalmente ou por intermédio de sua assessoria, receba os representantes do massacre de Corumbiara.

      Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/08/2007 - Página 28493