Discurso durante a 134ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Esclarece a Senadora Kátia Abreu que também é favorável a que o voto seja aberto no Conselho de Ética.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Esclarece a Senadora Kátia Abreu que também é favorável a que o voto seja aberto no Conselho de Ética.
Publicação
Publicação no DSF de 28/08/2007 - Página 28682
Assunto
Outros > SENADO. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, KATIA ABREU, SENADOR, APOIO, DECLARAÇÃO, VOTO, EXPECTATIVA, CONHECIMENTO, DEPOIMENTO, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, SENADO, ANALISE, DOCUMENTO, POSTERIORIDADE, MANIFESTAÇÃO, POSIÇÃO, ORADOR.

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de esclarecer à Senadora Kátia Abreu que sou favorável também a que o voto seja aberto. Eu, pessoalmente, como membro do Conselho de Ética, ainda não sei como vou votar, porque estou analisando todo o caso e porque quero ouvir ainda o Senador Renan Calheiros. Inclusive, gostaria de estar presente quando S. Exª prestou esclarecimentos perante os três Relatores. Mas o Senador Leomar Quintanilha fez um apelo para que não estivessem presentes Senadores que não os três Relatores, o que respeitei. Mas tenho a expectativa de ainda poder ouvir o Senador Renan Calheiros e de, assim, analisar todos os documentos em todos os aspectos, para, responsavelmente, decidir meu voto.

     Externarei abertamente como vou votar, até porque, no Conselho de Ética, não há regimentalmente a definição se a votação é aberta ou fechada. Quero, inclusive, mostrar a V. Exª a lista de como votaram os inúmeros Senadores quando, em 13 de março de 2003, houve o escrutínio para que se tornasse aberto o processo de votação no plenário do Senado sobre questões de cassação de mandato. Na oportunidade, todos nós, do PT, votamos a favor de sempre serem abertas votações desse tipo, mas diversos Senadores, inclusive os que pregam o voto aberto hoje, não quiseram votar pelo “sim” na oportunidade. Por essa razão mesmo, já que estão mudando de opinião, é que, junto com o Senador Tião Viana, vamos reapresentar a proposta. Assim, quem sabe, em breve, possa haver uma mudança na direção do que V. Exª, Senadora Kátia Abreu, está aqui defendendo!

     Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/08/2007 - Página 28682