Pronunciamento de Heráclito Fortes em 28/08/2007
Discurso durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Relato sobre encontro com a Ministra do Turismo, a fim de tratar da questão do turismo no Piauí.
- Autor
- Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
- Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
TURISMO.:
- Relato sobre encontro com a Ministra do Turismo, a fim de tratar da questão do turismo no Piauí.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/08/2007 - Página 28971
- Assunto
- Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL. TURISMO.
- Indexação
-
- PARTICIPAÇÃO, ENCONTRO, BANCADA, CONGRESSISTA, ESTADO DO PIAUI (PI), MARTA SUPLICY, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO TURISMO, PRESENÇA, GOVERNADOR, COMPROMISSO, GARANTIA, LIBERAÇÃO, RECURSOS.
- SAUDAÇÃO, ATENDIMENTO, EMENDA, ORÇAMENTO, AUTORIA, ORADOR, DESTINAÇÃO, RECURSOS, CONSTRUÇÃO, RESTABELECIMENTO, AMPLIAÇÃO, AEROPORTO, MUNICIPIOS, INTERIOR, ESTADO DO PIAUI (PI), IMPORTANCIA, TRANSPORTE AEREO, INCENTIVO, TURISMO.
- INFORMAÇÃO, DEBATE, PRIORIDADE, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, CONSTRUÇÃO, LOCAL, EMBARQUE, FOZ, RIO PARNAIBA, SUPERIORIDADE, TRAFEGO, TURISTA, ESTADO DO PIAUI (PI).
O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Mão Santa, agradeço a V. Exª a honra que me confere e também a surpresa da missão, mas, evidentemente, que dela não poderia fugir.
Hoje à tarde, reunidos em um encontro pluripartidário, envolvendo os Parlamentares da Bancada do Estado do Piauí, com a presença do Governador e da Ministra Marta Suplicy, tratamos de assuntos do interesse do Estado no capítulo turismo com a titular daquela Pasta. Ouvimos todas as propostas, todos os projetos, e, acima de tudo, as idéias propostas pelo Secretário de Turismo, Sílvio Leite, que tem se mostrado um secretário atento, ativo e, por que não dizer, competente.
Discutimos, toda a Bancada, com a Ministra - esperamos que o Governo Federal não contingencie os recursos destinados ao Piauí, principalmente ao turismo - e ouvimos a garantia, não só da Ministra como também do próprio Governador, de que as liberações seriam feitas de maneira integral.
Fiquei muito satisfeito. Com isso, Senador Mão Santa, ficam contemplados alguns municípios, com emendas por mim destinadas, para atender à integração do Estado do Piauí, que, pelas suas circunstâncias e suas características, padecem muito da falta de comunicação no transporte aéreo. Vamos, com essa emenda, restabelecer, por exemplo, o aeroporto de Gilbuês, que, num passado distante, foi uma linha tradicional das Empresas Aéreas Real, Varig, Aerovias, usando os antigos e saudosos DC-3 e, recentemente, os aviões Avro. A cidade de Curimatá também será atendida, juntamente com a cidade de Canto do Buriti. Vamos também dar continuidade ao aeroporto de Bom Jesus, cujas obras foram iniciadas mediante emenda de minha autoria, há cerca de cinco anos, e que agora será ativada. Enfim, todos esses aeroportos, conforme o projeto, terão, inclusive, iluminação noturna. Teremos mais: a ampliação do aeroporto de São João do Piauí, possibilitando-lhe vôos noturnos; o aeroporto de Picos, e aí uma emenda do Governo do Estado, juntamente com o aeroporto de Floriano. No norte do Piauí, ficaram consagrados os Municípios de Piripiri e Luzilândia; e estamos envidando esforços no sentido de obter recursos também para a construção de uma outra unidade na cidade de Pedro II.
De forma que fico muito feliz em poder dar essa notícia, Senador Mão Santa, nós, que participamos, juntamente com o Senador João Vicente, a Bancada do Piauí no Senado estava presente, desta reunião, para mostrar que é possível as divergências serem colocadas de lado no momento em que se discute o interesse da população do Piauí.
Afora isso, discutimos outras emendas que serão colocadas por V. Exª e por mim também e que beneficiarão, principalmente, regiões turísticas do nosso Estado. Uma das obras considerada prioritária é exatamente a construção de um embarcadouro no povoado de Tatus, região litorânea que dá suporte ao movimentado tráfego de turistas que se destinam a conhecer as belezas do Delta do Parnaíba.
Agradeço V. Exª por me dar a oportunidade de fazer esse registro. Tenho a certeza de que o Piauí sairá altamente vitorioso, desde que, é claro, o Governo não contingencie esses recursos, que são da maior importância para o desenvolvimento do nosso Estado.
Muito obrigado a V. Exª.