Discurso durante a 135ª Sessão Especial, no Senado Federal

Homenagem ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e o Conselho Editorial do Senado Federal pelos dez anos de existência, e a Universidade do Legislativo Brasileiro (UNILEGIS), pelo transcurso dos seis anos do início de suas atividades.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SENADO.:
  • Homenagem ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e o Conselho Editorial do Senado Federal pelos dez anos de existência, e a Universidade do Legislativo Brasileiro (UNILEGIS), pelo transcurso dos seis anos do início de suas atividades.
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/2007 - Página 28749
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SENADO.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, INSTITUTO BRASILEIRO, LEGISLATIVO, CONSELHO, EDITORA, SENADO, UNIVERSIDADE DO LEGISLATIVO BRASILEIRO (UNILEGIS), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, INTEGRAÇÃO, OPINIÃO PUBLICA, FAVORECIMENTO, REPRESENTAÇÃO POLITICA, DEMOCRACIA, SAUDAÇÃO, POLITICA, PRODUÇÃO, DIVULGAÇÃO, CONHECIMENTO, REGISTRO, DADOS, TREINAMENTO, CURSOS, SERVIDOR, PARCERIA, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), TRIBUNAL DE CONTAS, UNIVERSIDADE, IMPORTANCIA, PUBLICAÇÃO, ACERVO BIBLIOGRAFICO, OBRA RARA, FORMAÇÃO, NIVEL SUPERIOR, EXTENSÃO, POS-GRADUAÇÃO, GRADUAÇÃO, ENSINO, DISTANCIA.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Exmo Sr. Senador José Sarney, Presidente do Conselho Editorial do Senado Federal; Exmo Senador Efraim Morais, 1º Secretário do Senado Federal; Dr. Agaciel da Silva Maia, Diretor-Geral do Senado Federal; Denise Ramos de Araújo Zoghbi, Diretora Executiva do ILB; Vânia Maione Alves Nina, Vice-Reitora da Universidade do Legislativo - Unilegis; Márcio Sampaio Leão, Diretor-Executivo do Interlegis - vejo agora, nesta sessão especial, com muita satisfação para o Senado Federal, a presença, que eu gostaria de destacar, do Exmo Sr. Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Antonio Herman Benjamin; é uma honra muito grande tê-lo aqui nesta sessão -; Drª Cláudia Lyra, Secretária-Geral da Mesa Diretora do Senado Federal; Senador Arthur Virgílio, Líder do PSDB no Senado Federal; Srs. Senadores, quando da inauguração do Instituto Legislativo Brasileiro, o Senador José Sarney, sob cuja Presidência no Senado o Instituto fora criado, lembrou - eu gostaria de destacar - a necessidade de os Parlamentos se adaptarem à nova realidade e aos novos desafios que a democracia representativa no final do século XX enfrentava. Há pouco o Senador Arthur Virgílio também falou sobre isso.

            Essa nova realidade implicava a necessidade de uma interlocução constante e permanente - não restrita, obviamente, aos momentos eleitorais - entre o Parlamento e a opinião pública.

            Essa nova realidade, dizia então o Senador José Sarney - e eu cito aqui o seu brilhante discurso -, é a da “interação com a sociedade para que possa agregar a sua legitimidade de origem, através do voto recebido dos eleitores, a esta outra legitimidade, de uma sintonia permanente com a opinião pública nacional”.

            Creio que podemos dizer, sem medo de errar, que os últimos dez anos confirmaram exatamente essas palavras.

            É cada vez mais importante, para a vitalidade do Parlamento, a existência de instituições como o Instituto Legislativo Brasileiro e a Universidade do Legislativo Brasileiro, às quais devemos também acrescentar o programa Interlegis.

            Esses canais, pelos quais retorna à sociedade uma parte do que se produz aqui no Senado Federal e que vai além da produção legislativa, como muitos disseram aqui, são, cada vez mais, essenciais para a instituição parlamentar, no que ela tem de mais fundamental.

            Isso é ainda mais verdadeiro quando se considera a política de publicação do Senado, que, há 10 anos, sob a orientação do Conselho Editorial do Senado Federal, vem tornando disponível para o público em geral uma série de obras de valor histórico e cultural que, de outro modo, seriam de acesso dificílimo ou mesmo, Professor Campelo, quase impossível.

            Temos, portanto, motivos para nos orgulhar do nosso ILB, de nossa Unilegis e de nosso Conselho Editorial. Esse conjunto de instituições, voltadas para a produção e disseminação do conhecimento, seja na comunidade legislativa, seja na sociedade em geral, dá ao Parlamento brasileiro uma face reconhecidamente contemporânea, sintonizada com as necessidades da sociedade e com o que se espera de um Parlamento moderno, de um Parlamento efetivo.

            Nos seus 10 anos de existência, o ILB já treinou mais de 30 mil profissionais, em 120 cursos presenciais e 27 cursos a distância, que incluem desde o ensino de línguas até Relações Internacionais e Economia.

            Responsável, primeiro, pela formação e treinamento de nossos servidores do Legislativo, de nossos Senadores, o ILB, no entanto, faz justiça à sua vocação complementar de abrir-se para a sociedade. São inúmeras suas parcerias com Assembléias Legislativas, com Tribunais de Conta, com o Tribunal de Contas da União, com universidades e com outros órgãos públicos.

            Dez anos completa também o Conselho Editorial do Senado Federal, que, nesse tempo, já resgatou 180 obras de interesse histórico e cultural, todas elas anteriormente indisponíveis no mercado editorial brasileiro.

            O Senado, por meio do Conselho, realiza, portanto, um trabalho de recuperação e de preservação cultural da mais alta relevância, mais uma vez, Srs. Senadores, fazendo retornar à sociedade, e não apenas na forma de leis, a confiança que lhe foi depositada pelos cidadãos, como eu dizia, com a publicação de obras raríssimas, de obras esgotadas, de verdadeiras raridades, de obras importantes, que fazem parte desse propósito de difusão cultural do Senado Federal.

            Eu gostaria de aproveitar a oportunidade para, mais uma vez, agradecer a excelência do Conselho Editorial, como Senador alagoano. Quero também agradecer ao Presidente Sarney e ao Professor Campelo por terem publicado a Enciclopédia das Alagoas, o que abre, sem dúvida, espaço para que tenhamos uma enciclopédia do Brasil.

            Responsável, primeiro, pela formação e treinamento de nossos servidores do Legislativo, o ILB, no entanto, faz justiça a sua vocação complementar de abrir-se para a sociedade. São inúmeras - lembrava há pouco o Senador Arthur Virgílio - suas parcerias com assembléias, com outros órgãos também.

            A Universidade do Legislativo Brasileiro, criada em 2001, sob a Presidência do saudoso e querido amigo e grande Presidente do Senado Federal Senador Antonio Carlos Magalhães, embora mais jovem, também já tem resultados impressionantes a acrescentar. Esse trabalho foi continuado pelo nosso também querido e grande Senador Ramez Tebet.

            Já foram formados 216 alunos em cursos de pós-graduação lato sensu em Direito Legislativo, Administração Legislativa, Análise de Constitucionalidade e Gestação de Tecnologia da Informação, em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e da Universidade de Brasília.

            Outros 221 alunos passaram pelos cursos de extensão, que abordaram temas que vão da Ciência Política a Impactos e Tecnologia da TV digital.

            Atualmente, estão em andamento três cursos de especialização em Ciência Política, Comunicação Legislativa e Direito Legislativo - e um outro de Orçamento Público, em parceria com o Tribunal de Contas da União. Ao todo, 183 alunos freqüentam esses cursos.

            Além disso, a Unilegis vem investindo igualmente em cursos de educação a distância: atualmente, 619 alunos cursam a graduação a distância em Administração Legislativa, em parceria com a Unisul.

            Como disse, minhas senhoras e meus senhores, temos motivos de sobra para nos orgulhar de nosso ILB, de nossa Unilegis e de nosso Conselho Editorial.

            Srª Diretora do ILB, Drª Denise Zoghbi, fico particularmente feliz em lembrar que tive a oportunidade de dar a minha pequena, modesta contribuição a essa história de sucesso quando, exercendo a 2ª Secretaria da Mesa Diretora do Senado Federal, por recomendação do Presidente José Sarney, estive à frente da Comissão de Modernização do Senado, responsável pela resolução que deu origem ao Instituto Legislativo Brasileiro, à Unilegis, ao Sistema Legis. Foi ali, justamente, que nasceu a idéia de modernizar o Senado Federal, processo que tem sido contínuo graças ao compromisso dos membros da Mesa e dos Senadores com a instituição.

            Senador Efraim Morais, meu querido amigo e 1º Secretário do Senado Federal, V. Exª - e não faço segredo, pois, toda vez que tenho a oportunidade de dirigir algumas palavras, digo isso - é hoje talvez o principal responsável pelo sucesso das políticas de formação e valorização de pessoal desta Casa do Congresso Legislativo brasileiro. Se o ILB e a Unilegis ganham níveis superiores de qualidade em cursos, isso se deve, sem dúvida, a uma diretriz traçada por V. Exª, que busca, acima de tudo, oferecer qualidade ao trabalho dos Senadores e, conseqüentemente, à própria sociedade.

            Todos os Senadores têm um carinho muito especial pelo ILB e pela Unilegis, entre os quais cito o Presidente da CCJ, Senador Marco Maciel, que sempre nos dá a honra de abrilhantar cursos ali realizados. Cito igualmente os Senadores Cristovam Buarque, Augusto Botelho, Wellington Salgado, Valter Pereira, Romeu Tuma, Sérgio Zambiasi, Arthur Virgílio e ACM Júnior.

            Senhoras e senhores, essa modernização que avança a cada dia no Senado Federal ocorre principalmente porque há, sem dúvida, o empenho e a dedicação do valoroso, valoroso mesmo, quadro de servidores do Senado. A todas as mulheres e homens que fazem o dia-a-dia desta Casa, nos trabalhos legislativos, na área administrativa, minhas sinceras homenagens. Tenham no Presidente do Senado Federal um aliado fiel, um incentivador permanente.

            Por fim, creio que podemos dirigir a todos nós sinceras congratulações por contarmos tão proximamente com instituições como as que hoje homenageamos.

            Muito obrigado a todos.

            Eu gostaria de convidar todos os presentes para se dirigirem ao Salão Negro do Congresso Nacional, onde se fará a abertura da exposição Nossas Excelências, do ILB, Conselho Editorial e Unilegis.

            Cumprida a finalidade da sessão, eu agradeço às personalidades presentes, aos servidores do Senado Federal, a todos, enfim, que nos honraram com suas presenças.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/2007 - Página 28749