Discurso durante a 135ª Sessão Especial, no Senado Federal

Homenagem ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e o Conselho Editorial do Senado Federal pelos dez anos de existência, e a Universidade do Legislativo Brasileiro (UNILEGIS), pelo transcurso dos seis anos do início de suas atividades.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e o Conselho Editorial do Senado Federal pelos dez anos de existência, e a Universidade do Legislativo Brasileiro (UNILEGIS), pelo transcurso dos seis anos do início de suas atividades.
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/2007 - Página 28751
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, INSTITUTO BRASILEIRO, LEGISLATIVO, CONSELHO, EDITORA, SENADO, UNIVERSIDADE DO LEGISLATIVO BRASILEIRO (UNILEGIS), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, REFORÇO, DEMOCRACIA, AMPLIAÇÃO, ACESSO, ENSINO, INFORMAÇÃO, SERVIDOR.

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, fico muito feliz de poder, daqui desta tribuna, parabenizar o Conselho Editorial do Senado e o Instituto Legislativo Brasileiro pelos seus 10 anos de existência.

            Também quero dar os parabéns para a Universidade do Legislativo, a Unilegis, que, nos últimos 6 anos, tem prestado um excelente trabalho na democratização do acesso ao ensino e à informação, além de fomentar a produção e aplicação de novos conhecimentos na melhoria da atuação do Legislativo Brasileiro.

            Desde 1970, o Senado Federal se preocupa em desenvolver atividades educacionais para treinamento e atualização dos servidores visando sempre à excelência na prestação de seus serviços à sociedade.

            Srªs Senadoras, Srs. Senadores, inicialmente, foram criados o Serviço de Seleção e Aperfeiçoamento de Pessoal; depois, o Centro de Formação e Administração Legislativa, que foi transformado, em seguida, no Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Senado Federal. Em 1997, nasceu o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).

            O ILB é um centro democrático de capacitação técnico-profissional voltado para os servidores públicos de todas as esferas e agentes do Poder Legislativo, inclusive os parlamentares. Além dos cursos presenciais, também são oferecidos cursos à distância. E tenho orgulho de dizer que, nos últimos 10 anos, o ILB tem conseguido compartilhar o conhecimento com excelência e ética, contribuindo para o desenvolvimento Brasil, uma vez que um dos objetivos do ILB é o aprimoramento dos procedimentos legislativos.

            Srªs Senadoras, Srs. Senadores, o Conselho Editorial do Senado também tem prestado importante serviço ao Senado e à sociedade, pois edita obras de valor histórico e cultural e de importância relevante para a compreensão da história política, econômica e social do Brasil, além de nos fornecer subsídios para refletirmos sobre os destinos do país. Meus parabéns a esse centro de excelência editorial pelos 10 anos de existência!

            Finalmente, quero falar um pouco sobre a Unilegis, a Universidade do Legislativo Brasileiro. Eu acredito que a Unilegis tem conseguido cumprir o seu papel de democratizador do ensino superior, uma vez que realiza ações de educação superior, direcionadas para a realização de cursos de pós-graduação lato sensu (especialização), em parceria com renomadas universidades federais.

            Além disso, a Unilegis sempre nos convida para participar de atividades de extensão, por meio de seminários, ciclos de conferências e cursos de curta duração.

            Quero aproveitar esta oportunidade, Sr. Presidente, para chamar a atenção do cidadão que me assiste agora pela TV Senado: venha visitar a Exposição Comemorativa que foi montada para homenagear e comemorar o sucesso do ILB, da Unilegis e do Conselho Editorial do Senado, aqui, nesta Casa, até o dia 31 de agosto.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/2007 - Página 28751