Discurso durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da matéria intitulada "Mundo Verde", de autoria da repórter Karla Monteiro, publicada na Revista O Globo, edição de 26 do corrente.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Registro da matéria intitulada "Mundo Verde", de autoria da repórter Karla Monteiro, publicada na Revista O Globo, edição de 26 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 31/08/2007 - Página 29749
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), COMENTARIO, CRIAÇÃO, MODELO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, HABITAÇÃO, RECICLAGEM, LIXO, CAPTAÇÃO, AGUAS PLUVIAIS, APROVEITAMENTO, AGUA, CONSUMO, RESULTADO, PESQUISA, ARQUITETO, REGISTRO, INICIO, ATIVIDADE, PROJETO, MUNICIPIO, UBATUBA (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), MATA ATLANTICA, COMPROVAÇÃO, EFICACIA.

            O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho a esta tribuna para registrar a matéria “Mundo Verde”, escrita pela repórter Karla Monteiro e veiculada na revista O Globo, em 26/08/2007, que trata de uma experiência inédita no Brasil: a missão zero de lixo.

            A experiência é resultado de mais de dez anos de pesquisas do arquiteto Marcelo Bueno em países como Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos, já tendo inclusive representado o Brasil na Ecovila Network of América - ENA.

            O arquiteto fundou o Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica - Ipema, que tem como pilares o uso de energia renovável, emissão zero de lixo e construções dentro da filosofia da permacultura (que só utiliza recursos disponíveis no local). “Tentamos também produzir comida. A proposta é criar um modelo de assentamento sustentável. Acredito muito no exemplo”, afirma Bueno.

            O projeto já está em prática com sucesso em Ubatuba - SP, na casa do próprio arquiteto, chamada de “casa verde”, onde é feita também a captação de água pluvial e a reciclagem e reaproveitamento de toda a água consumida por Marcela e sua família (inclusive a água utilizada no vaso sanitário).

            A experiência de emissão de lixo zero está sendo testada em larga escala por 14 moradores da Ecovila Corcovado, sede do Ipema, em uma área de 600 metros quadrados de Mata Atlântica.

            Assim, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, requeiro que a referida matéria seja incluída nos Anais desta Casa, como parte do meu pronunciamento.

            Era o que tinha a dizer.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO AZEREDO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Mundo Verde”; O Globo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/08/2007 - Página 29749