Discurso durante a 149ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da presença do Presidente Lula em Sergipe, hoje à tarde, a fim de promover o batismo da plataforma de petróleo de Piranema.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Registro da presença do Presidente Lula em Sergipe, hoje à tarde, a fim de promover o batismo da plataforma de petróleo de Piranema.
Publicação
Publicação no DSF de 05/09/2007 - Página 30038
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, INAUGURAÇÃO, PLATAFORMA SUBMARINA, PETROLEO, ESTADO DE SERGIPE (SE), COMENTARIO, SUPERIORIDADE, TECNOLOGIA, EQUIPAMENTOS, PREVENÇÃO, DESASTRE, MEIO AMBIENTE, EXPECTATIVA, EXCESSO, PRODUÇÃO, FAVORECIMENTO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO, POSSIBILIDADE, AUMENTO, ARRECADAÇÃO, VIABILIDADE, INVESTIMENTO, POLITICA SOCIAL, INFRAESTRUTURA, REGIÃO.
  • COMENTARIO, QUALIDADE, SITUAÇÃO, BRASIL, PRODUÇÃO, PETROLEO, DEMONSTRAÇÃO, EFICACIA, ESTUDO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), APROVEITAMENTO, RECURSOS ENERGETICOS, REGIÃO NORDESTE, INVESTIMENTO, TECNOLOGIA, PLATAFORMA SUBMARINA.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Pela Liderança do PSB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pedi a palavra para tão-somente fazer um registro.

            Hoje, à tarde, no Teatro Tobias Barreto, na cidade de Aracajú, o Presidente da República, ao lado do Presidente da Petrobras, estará promovendo o batismo de uma grande plataforma de petróleo, que, em termos técnicos, é uma novidade para o mundo. Refiro-me à Plataforma de Piranema, localizada a 25 km da costa de Sergipe, nas proximidades da cidade de Estância.

            O lançamento e o batismo têm importante significado para o nosso Estado, vez que, brevemente, esta Plataforma estará produzindo 10 mil barris de petróleo/dia, devendo chegar, proximamente, a 30 mil barris/dia. Isso significa dizer que o Estado de Sergipe, um grande produtor de petróleo, passará de 44 mil barris/dia para 74 mil. Traduzindo isso em benefícios para o nosso Estado: pelo menos R$5 milhões serão transferidos para o Estado e seus Municípios, como Estância e Itaporanga, produzindo, assim, perspectivas de melhores condições de vida para estes Municípios. Com o incremento da arrecadação, conseqüentemente, haverá maiores possibilidades de atendimento à área social e à infra-estrutura de Estância e Itaporanga.

            Sr. Presidente, naquela solenidade também estará presente o representante da empresa norueguense Sevan Marine, que produziu a plataforma encomendada pela Petrobras. Como eu disse, esta é a única plataforma no mundo de casco redondo, o que significa dizer que ela poderá ser submetida a toda sorte de intempéries que continuará sólida, segura, produzindo petróleo e evitando, assim, acidentes lamentáveis, como o que aconteceu na Bacia de Campos; acidentes que causaram enormes prejuízos ao meio ambiente daquela região do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, esta plataforma terá condições de não só produzir petróleo, como também de armazenar e transferir óleo bruto para os setores de armazenagem da Petrobras situados em terra ou em navios.

            Sr. Presidente, quero também aproveitar este ensejo em que o Estado de Sergipe comemora esse acontecimento com o Presidente da República, bem como com o Governador Marcelo Déda, um grande entusiasta do desenvolvimento do Nordeste, para dizer que a Petrobras, hoje, detém uma marca importante no setor de produção mundial de petróleo. Se não me engano, estamos em 16º lugar como Nação produtora de petróleo. Trata-se de produto estratégico, de produto que é termômetro de equilíbrio no mundo inteiro - inclusive já houve e ainda haverá muitas guerras em função dos interesses oriundos do petróleo. E o Brasil conseguiu construir toda essa credibilidade, toda essa tecnologia da produção de águas profundas. Aliás, no Estado de Sergipe, os poços que agora estão sendo implementados se situam entre mil e mil e quinhentos metros de profundidade.

            Sr. Presidente, a história registra também que o primeiro poço offshore, ou seja, aberto em mar, foi no Estado de Sergipe, por coincidência, denominado Poço de Guaricema, situado no litoral sergipano.

            Hoje, o Presidente da República entrega essa plataforma ao Estado de Sergipe.

            Sr. Presidente - já estou concluindo, para cumprir o Regimento -, quero dizer que desde 1939, quando surgiu o primeiro poço em Lobato, na Bahia, seguido por Candeias, depois nos Estados de Sergipe, Alagoas - do Senador Euclydes e do Senador Collor -, além da grande produção de petróleo no Rio Grande do Norte, hoje, o Nordeste dispõe de posição privilegiada na produção de petróleo, contribuindo, sem dúvida alguma, para a arrecadação, em termos de royalties, para os Estados, para os Municípios e também para que a Petrobras, cada vez mais, possa evoluir nos setores de produção e no de aproveitamento industrial do petróleo.

            Finalizando, Sr. Presidente, hoje, a Petrobras, com a tecnologia avançada que conseguiu obter por meio de anos e anos de estudos, apesar da quebra do monopólio, continua dando o exemplo de eficiência de trabalho - e isso tem de ser registrado aqui no Senado Federal. Hoje mesmo constatamos uma realidade: foi durante a gestão do então Presidente José Eduardo Dutra, ex-Senador da República, que conseguimos a descoberta desse grande poço que torna Sergipe um dos grandes produtores de petróleo do Nordeste e do Brasil.

            Com essas palavras, Sr. Presidente, como representante de Sergipe, registro a alegria e o entusiasmo do povo daquele Estado neste instante pela produção de petróleo que irá se evidenciar com a implantação e a implementação desta Plataforma, que é novidade no mundo inteiro.

            Obrigado, Sr. Presidente.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/09/2007 - Página 30038