Discurso durante a 145ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Transcrição, nos Anais do Senado Federal, do artigo intitulado "Nas ruas, gato por lebre", de autoria do cineasta José Padilha, publicado no jornal O Globo, edição de 28 do corrente mês.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • Transcrição, nos Anais do Senado Federal, do artigo intitulado "Nas ruas, gato por lebre", de autoria do cineasta José Padilha, publicado no jornal O Globo, edição de 28 do corrente mês.
Publicação
Publicação no DSF de 30/08/2007 - Página 29190
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • REGISTRO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), AUTORIA, PRODUTOR, FILME NACIONAL, DENUNCIA, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, ROUBO, PROPRIEDADE INTELECTUAL, VENDA, FALSIFICAÇÃO, COPIA, FILME, VIABILIDADE, DIVULGAÇÃO, IMPRENSA, INTERNET, CRITICA, COMENTARIO, OBRA INTELECTUAL, ANTERIORIDADE, DISPONIBILIDADE, PUBLICO.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, junto a voz, mais uma vez, aos que condenam o roubo da propriedade intelectual, popularmente chamado de “pirataria”.

            Parece que as autoridades não levam a sério essa lesão patrimonial de produtores, artistas, empresas, enfim, de todos que se dedicam a produzir uma obra intelectual, como músicas, filmes etc.

            Ainda hoje li no jornal O Globo artigo do cineasta José Padilha, sob o título “Nas ruas, gato por lebre”, mostrando a que ponto chega a “pirataria”. Seu recente filme Tropa de Elite nem chegou ainda à versão final - e já é sucesso de vendas em bancas informais. Sucesso que, por sinal, ele dispensa, pois significa prejuízo financeiro para ele e para todos que investiram no filme e esperam ser por isso remunerados, como em qualquer atividade econômica. Ele aspira ao mesmo êxito, porém nas bilheterias.

            O filme de Padilha ainda não está disponível ao público e, no entanto, diz ele!, pode-se encontrar, na imprensa e na Internet, críticas e comentários sobre a obra, feitos por jornalistas e até policiais. Comentários, como se vê, feitos por quem teve acesso a cópias “piratas”.

            Sr. Presidente, solicito que o artigo do cineasta José Padilha, pela importância da denúncia nele contida, seja transcrito, na íntegra, nos Anais da Casa.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

            “Nas ruas, gato por lebre”.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/08/2007 - Página 29190