Fala da Presidência durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Concorda com o Senador Arthur Virgílio quanto a necessidade de agilizar as investigações no Conselho de Ética.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. SENADO.:
  • Concorda com o Senador Arthur Virgílio quanto a necessidade de agilizar as investigações no Conselho de Ética.
Publicação
Publicação no DSF de 22/08/2007 - Página 28159
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. SENADO.
Indexação
  • REITERAÇÃO, AUSENCIA, POSSIBILIDADE, SAIDA, PRESIDENCIA, SENADO, COMENTARIO, ANTERIORIDADE, APRESENTAÇÃO, DEFESA, COMPROVAÇÃO, INOCENCIA, ORADOR.
  • DEFESA, AGILIZAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, COMISSÃO DE ETICA.

     O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Em primeiro lugar, quero dizer que concordo inteiramente com a parte final da intervenção de V. Exª. Devemos fazer o possível para que tenhamos a agilização desse caso. Eu a ele tenho-me dedicado, todos os dias, para que isso efetivamente aconteça.

     Em segundo lugar, com relação à possibilidade de sair da Presidência, isso aqui já foi sobejamente discutido. Eu não sairei, porque a mera saída significava compactuar com a mentira e a maledicência que disseram de mim. Tanto que eu fiz questão de aproveitar os espaços, todos os espaços, no Conselho de Ética, de apresentar defesa, de fazer a prova contrária, que, segundo o Direto Romano, é a mais difícil das provas. Estou fazendo isso tudo com total dedicação, com absoluta dedicação, porque sei que, além de mim, está exposta a Instituição.

     Outro dia, eu dizia aqui que a instituição não é nada mais do que as pessoas que a compõem. Claro, na medida em que há dúvida com relação a qualquer uma dessas pessoas, isso atinge a instituição, sobretudo quando essa pessoa é Presidente da Casa.

     Mas quero dizer que concordo com V. Exª, concordo mesmo. Acho que temos de acelerar, aguardar que a perícia seja entregue hoje, como está aprazado. Não tenho conhecimento com relação ao que vai vir na perícia. Torço para que seja uma perícia absolutamente técnica e seja, sobretudo, mais um instrumento, mais um caminho para que eu possa demonstrar a minha verdade, cuja defesa tenho feito com a convicção da minha inocência, em nome do Senado brasileiro, do povo brasileiro e do mandato que o povo de Alagoas me outorgou.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/08/2007 - Página 28159