Discurso durante a 154ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Círio de Nazaré, denominado "Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira" pelo transcurso dos seus 240 anos.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Círio de Nazaré, denominado "Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira" pelo transcurso dos seus 240 anos.
Publicação
Publicação no DSF de 12/09/2007 - Página 30917
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, FESTA, CERIMONIA RELIGIOSA, IGREJA CATOLICA, MUNICIPIO, BELEM (PA), ESTADO DO PARA (PA), IMPORTANCIA, PATRIMONIO CULTURAL, BRASIL.

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, para mim é um motivo de grande alegria e satisfação subir a esta tribuna para falar de Nossa Senhora de Nazaré.

            Inicialmente, Sr. Presidente, quero dizer a V. Exª que, quando fui Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Pará, por quatro anos - estou vendo aqui o meu Arcebispo, tão querido pelo povo do Pará; é uma honra tê-lo aqui; estou vendo ali o companheiro Arnaldo, de tantas lutas -, tive a felicidade de poder ter a Virgem peregrina original, aquela que o povo paraense acompanha no Círio e na trasladação, na Assembléia Legislativa.

            Sempre fazíamos, Prefeito Duciomar Costa, uma sessão especial em homenagem à Santa querida dos paraenses. Foram quatro anos, e quatro vezes tivemos, naquela Casa legislativa, a Santa querida dos paraenses.

            Aproveito a oportunidade, e não poderia deixar de fazê-lo, para dizer ao nosso Arcebispo muito obrigado pelo que está fazendo em prol do nosso povo, em prol da nossa religiosidade. Foi assim com D. Zico e, agora, estamos tendo o prazer de poder contar com o seu trabalho. Isso engrandece todos os paraenses. Quero, então, parabenizá-lo por seu trabalho e a toda a equipe que prepara o Círio. Tenho eu a consciência de que é uma festa em que milhões de pessoas vão às ruas - não são centenas nem milhares, são milhões de pessoas que vão às ruas.

            O Círio, em resumo, é uma explosão de fé, e essas pessoas vão exatamente para ver a Virgem, pagar suas promessas e para pedir à Virgem outros benefícios em prol, às vezes, de si e de suas famílias. Isso é demonstrado no decorrer do Círio, quando milhares de pessoas fazem os agradecimentos pelos milagres alcançados.

            Mas quero aqui aproveitar a oportunidade - e não poderia deixar de fazê-lo -, Senador Flexa Ribeiro, primeiro, para parabenizar V. Exª por ter programado esta sessão especial, que orgulha muito a todos nós, que amamos o nosso Estado e a Virgem de Nazaré, nossa grande padroeira, que tem, com certeza, iluminado aquele Estado. Quero parabenizar V. Exª e parabenizar, principalmente, a diretoria da festa, porque, como disse ainda há pouco, não são centenas nem milhares, são milhões de pessoas que vão às ruas pedir à Santa Padroeira.

            A organização, não tenho a menor dúvida, é planejada por todos vocês com muito desejo de acertar. Milhões de pessoas saem de suas casas para acompanhar a procissão, para chegar até a igreja na mais absoluta ordem, todos os anos. E essa diretoria, todos os anos, acerta. Eu vejo em cada um o desejo de acertar, eu vejo em cada um o amor que tem à Virgem de Nazaré.

            A procissão, o Círio, é indescritível. Nenhum de nós, presentes a esta reunião, teria capacidade de descrever, nos seus mínimos detalhes, o que é o Círio de Nazaré. Nenhum de nós. É a coisa mais bela do Universo, mas descrevê-lo ponto a ponto é impossível, meu querido Arnaldo.

            Quero ser breve. Desço desta tribuna muito feliz, Prefeito, por ver a Virgem de Nazaré, por ver o nosso Arcebispo e a equipe que patrocina a festa de Nazaré, com o seu trabalho espontâneo.

            Que a Virgem de Nazaré continue protegendo e abençoando o povo do Estado do Pará!

            Muito obrigado, Presidente. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/09/2007 - Página 30917