Pronunciamento de Romeu Tuma em 28/08/2007
Discurso durante a 135ª Sessão Especial, no Senado Federal
Homenagem pelo transcurso do Dia do Corretor de Imóveis.
- Autor
- Romeu Tuma (DEM - Democratas/SP)
- Nome completo: Romeu Tuma
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem pelo transcurso do Dia do Corretor de Imóveis.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/08/2007 - Página 28828
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, DIA NACIONAL, CORRETOR DE IMOVEIS, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, ECONOMIA NACIONAL, SEGURANÇA, POPULAÇÃO, BUSCA, HABITAÇÃO, INVESTIMENTO.
O SR. ROMEU TUMA (DEM - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador, meu médico querido, só dois segundos, porque juro que vim correndo.
Eu estava no Itamaraty, Sr. Presidente. Agradeço a V. Exª por essa amabilidade.
A Cláudia teve a gentileza de avisar-me, mas, do Itamaraty para cá, bloquearam a entrada, quase bati no motorista. Mas eu não sou de briga, fiquei quieto. Para mim é uma grande honra estar aqui nesses minutos.
Vou anunciar e pedir que o Presidente autorize a publicação dessa homenagem aos corretores de imóveis pelo seu dia, transcorrido na véspera do horário especial, destinado à comemoração da data, 28 de agosto.
Eu teria muito a falar dos corretores que fazem parte da história da ocupação das cidades brasileiras. Tenho acompanhado de perto a evolução, a fiscalização, a vigilância para que falsos corretores não tragam angústia e desespero àqueles que, confiando na palavra de quem não é corretor, adquirem um imóvel e são realmente enganados, com prejuízo irrecuperável, às vezes.
Há loteamentos clandestinos. Na Polícia, agi muito nessa área. Acredito que aquelas publicações que os senhores fazem nos jornais, permanentemente indicando a forma de agir dos corretores e a fiscalização permanente em todos os Estados brasileiros, dão uma tranqüilidade enorme ao cidadão que precisa adquirir uma propriedade ou alugar uma casa, além de tantos outros serviços que o ramo imobiliário nos impõe para a sobrevivência.
Estamos passando por um momento quase de necessidade dos corretores, porque há o desejo de se investir na construção civil. Quem constrói tem dificuldade na venda e depende do corretor de imóveis para dar segurança, confiabilidade e tranqüilidade ao adquirente do imóvel.
Que Deus abençoe todos. Continuem nessa linha.
Peço desculpas pelo atraso em chegar à sessão. (Palmas.)