Discurso durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem aos 25 anos de atividades episcopais de Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo de Aracaju.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem aos 25 anos de atividades episcopais de Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo de Aracaju.
Publicação
Publicação no DSF de 31/08/2007 - Página 29712
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, ATIVIDADE, ARCEBISPO, ESTADO DE SERGIPE (SE), ELOGIO, EFICACIA, DIREÇÃO, DIOCESE, ENGAJAMENTO, LUTA, DEFESA, POPULAÇÃO CARENTE, VALORIZAÇÃO, CIDADANIA.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o requerimento é de um voto de louvor em comemoração aos 25 anos de atividades episcopais de Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo de Aracaju.

            O Estado e o povo de Sergipe, Sr. Presidente, celebraram, na última semana, os 25 anos de atividades episcopais de Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo de Aracaju. A festa demonstrou o apreço e o carinho que os sergipanos devotam ao seu líder espiritual, que, há onze anos, tem a responsabilidade de dirigir a Arquidiocese da capital de Sergipe.

            A biografia de Dom José Palmeira Lessa, toda ela marcada pela vocação, tem sido aplaudida pelos vários setores da sociedade, que reconhecem seu engajamento nas causas justas dos grupos sociais, na solidariedade permanente com os necessitados, atuando de forma a levar a Igreja a ser guardiã de uma vida digna.

            Tendo como lema de sua administração pastoral “fraco com os fracos”, Dom José Palmeira Lessa faz do seu episcopado um exercício vigoroso, dedicado à valorização da cidadania, dando voz, vez e valor aos segmentos marginalizados. Sua obra de pastor tem sido um exemplo de engajamento na defesa dos valores que identificam o ser e o corpo social que ele forma.

            Nascido no Nordeste, em Coruripe, Estado de Alagoas, em 18 de janeiro de 1942, Dom Lessa carrega no bojo de sua formação os estigmas que vincam a fisionomia dos nordestinos, notadamente a fome, a falta de trabalho, a pobreza de bens, a violência que avilta a vida e humilha a existência.

            Foi no Rio de Janeiro que moldou sua personalidade e foi atraído pela vida religiosa. Estudou no seminário arquidiocesano do Rio de Janeiro desde os 13 anos, cursando o ensino fundamental e básico. Estudou Filosofia no mesmo seminário, sendo ordenado padre pelo Cardeal Dom Eugênio Sales, no Rio de Janeiro, em 3 de julho de 1968.

            Bacharelou-se em Teologia, curso de pastoral, em Roma, na Itália, onde também cursou pastoral e espiritualidade, como especializações, que muito servem ao seu trabalho junto à sociedade sergipana.

            Em 1969 e em 1982, trabalhou como formador no seminário menor do Rio de Janeiro, prefeito, professor, diretor espiritual, pároco, membro do Conselho Presbiterial, coordenador de pastoral em 13 paróquias, vigário episcopal, coordenador do Secretariado de Pastoral da Arquidiocese, antes de ser nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, em 30 de junho de 1982 e empossado em 24 de agosto daquele ano.

            Foram cinco anos de experiência na Arquidiocese do Rio de Janeiro, até ser nomeado Bispo de Própria, no Baixo São Francisco sergipano, em substituição ao Bispo resignatário Dom José Brandão de Castro. Nomeado em 30 de outubro de 1987, Dom José Palmeia Lessa permaneceu naquela diocese até 6 de dezembro de 1995, quando foi nomeado Arcebispo Coadjutor de Aracaju, sendo empossado em 1996.

            Seu trabalho na Diocese de Propriá recolocou a Igreja no centro das atenções, pelo enfrentamento com velhas práticas políticas e econômicas, que infelicitavam o povo ribeirinho e sertanejo. Solidário com as lutas dos trabalhadores, defendendo o respeito ao homem e a sua família, Dom José Palmeira Lessa irmanou-se com os humildes, projetando seu bispado e granjeando o respeito de todos os sergipanos.

            Promovido e transferido para a Arquidiocese de Aracaju, auxilia Dom Luciano Duarte, Arcebispo emérito, um dos homens mais cultos do clero brasileiro, ampliando as pastorais na capital sergipana. Com a aceitação da renúncia de Dom Luciano Duarte, em 26 de agosto de 1998, coube a Dom José Palmeira Lessa ser oficializado como o novo Arcebispo de Aracaju, em missa na praça de São Pedro, no Vaticano, quando Sua Santidade, o Papa João Paulo II, fez a entrega solene do pálio.

            Desde então, Dom José Palmeira Lessa tem feito crescer a admiração dos sergipanos pelo seu trabalho constante, seu relacionamento cada vez mais amplo com setores da sociedade, sua relação com segmentos esclarecidos, sua presença de líder, exercendo funções que marcam a história da Igreja Católica no Estado de Sergipe.

            Ao ensejo da efeméride que consagra 25 anos de Dom José Palmeira Lessa como um dos mais eficientes prelados do Brasil, quero manifestar, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, os votos de congratulações ao eminente Arcebispo de Aracaju, aos seus familiares e auxiliares, ao clero sergipano e a todos que compõem o rebanho de Deus, desejando êxito na caminhada que já se alonga mas que se renova na convicção e na vocação que caracterizam a ação pastoral daquela autoridade.

            Que Deus continue iluminando os seus passos, clareando os caminhos de seu ofício, fazendo do pastor de almas um amigo solidário, na defesa e na valorização dos cristãos, dos católicos, de todos os que precisam de sua palavra orientadora e de seu trabalho eficaz.

            Desejo, por fim, a D. José Palmeira Lessa saúde e felicidades em sua bela e bem-sucedida jornada.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/08/2007 - Página 29712