Pronunciamento de Alvaro Dias em 04/09/2007
Discurso durante a 149ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Voto de lembrança ao ensejo, no dia 8 do corrente, do vigésimo aniversário da morte de Marcos Freire.
- Autor
- Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
- Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Voto de lembrança ao ensejo, no dia 8 do corrente, do vigésimo aniversário da morte de Marcos Freire.
- Publicação
- Publicação no DSF de 05/09/2007 - Página 30046
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE MORTE, MARCOS FREIRE, EX SENADOR, EX-DEPUTADO, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA REFORMA E DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO (MIRAD), ELOGIO, VIDA PUBLICA, INCENTIVO, CLASSE POLITICA, CONTRIBUIÇÃO, REDEMOCRATIZAÇÃO, PAIS.
O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero, em poucas palavras, associar-me aos pronunciamentos dos companheiros Arthur Virgílio e Sérgio Guerra.
Marcos Freire brilhou nesta casa, ao lado de Paulo Brossard, José Richa e tantos outros.
Quando cheguei a Brasília como Deputado Federal, ainda muito jovem, tinha em Marcos Freire um exemplo, o modelo de um político ousado, afirmativo, competente, implacável em relação ao autoritarismo e aos desmandos governamentais; espelho para a nossa geração de políticos que chegava a Brasília para lutar pela restauração democrática deste País.
Poucos combateram tanto quanto Marcos Freire, poucos foram tão brilhantes quanto ele. Poucas vozes foram tão ouvidas quanto a sua por toda a Nação, em que pese o regime autoritário impor, de forma implacável, a censura prévia à imprensa. Mas a tribuna desta Casa fez ecoar o grito de todo o povo brasileiro, que aspirava pela redemocratização do País.
Foi embora muito cedo, fez muita falta, faz muita falta. E a nossa homenagem se justifica, exatamente para relembrar o modelo de político que deveria prevalecer em nosso País.
Muito obrigado, Sr. Presidente.