Discurso durante a 149ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de lembrança ao ensejo, no dia 8 do corrente, do vigésimo aniversário da morte de Marcos Freire.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de lembrança ao ensejo, no dia 8 do corrente, do vigésimo aniversário da morte de Marcos Freire.
Publicação
Publicação no DSF de 05/09/2007 - Página 30046
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE MORTE, MARCOS FREIRE, EX SENADOR, EX-DEPUTADO, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA REFORMA E DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO (MIRAD), ELOGIO, DIGNIDADE, ATUAÇÃO, INFLUENCIA, CONDUTA, ORADOR, PERIODO, INICIO, FORMAÇÃO, NATUREZA POLITICA, MOTIVO, RENUNCIA, CARGO ELETIVO, PREFEITO, MUNICIPIO, OLINDA (PE), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), POSTERIORIDADE, ATO INSTITUCIONAL, CASSAÇÃO, VICE-PREFEITO, COMENTARIO, CAMPANHA ELEITORAL, MOBILIZAÇÃO, REGIÃO NORDESTE.

     O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, associo-me aos pernambucanos com assento nesta Casa e aos brasileiros que nesta tarde prestam reverência à memória de Marcos Freire.

     Sou de uma geração sobre a qual Marcos Freire teve tremenda influência. E, com relação a mim, essa influência se redobra, porque eu tive o início da minha formação política exatamente em Pernambuco.

     Lembro-me bem: na campanha de 70 - o Senador Sérgio Guerra, bem novinho -, acompanhei a primeira eleição do Deputado Marcos Freire. Ele, que havia dois anos antes renunciado, eleito que fora, à Prefeitura de Olinda.

     Nessa campanha, ele modificou completamente os padrões de fazer política, principalmente para a figura de Senador da República, com a sua vasta cabeleira e um discurso moderno, que tinha como slogan “sem ódio e sem medo”. A pregação de Marcos Freire invadiu Estados vizinhos a Pernambuco, como Alagoas, Paraíba, Sergipe, Ceará e também o meu Estado, o Estado do Piauí.

     De forma que, Sr. Presidente, essa homenagem que o Senado presta hoje a Marcos Freire, que durante muitos anos pontificou nesta Casa como um brilhante Parlamentar, é por demais justa, e eu, como piauiense, mas acima de tudo como cidadão, a ela me associo por dever de justiça e, acima de tudo, por reconhecimento a esse grande nordestino, que marcou época na política brasileira.

     Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/09/2007 - Página 30046