Pronunciamento de Renato Casagrande em 12/09/2007
Discurso durante a 155ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Requerimento do Senador José Nery solicitando autorização de presença de deputados federais na sessão secreta de votação do processo de cassação do Senador Renan Calheiros.
- Autor
- Renato Casagrande (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
- Nome completo: José Renato Casagrande
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- Requerimento do Senador José Nery solicitando autorização de presença de deputados federais na sessão secreta de votação do processo de cassação do Senador Renan Calheiros.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/09/2007 - Página 31247
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- AVALIAÇÃO, CONFLITO, DEPUTADO FEDERAL, AGENTE DE SEGURANÇA LEGISLATIVA, ENTRADA, PLENARIO, ORIGEM, DEFICIENCIA, REGIMENTO INTERNO, SENADO, NECESSIDADE, REFORMULAÇÃO, IMPORTANCIA, RECUPERAÇÃO, REPUTAÇÃO, CONFIANÇA.
O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Muito rápido, Sr. Presidente. Só para fazer o registro também de que este tumulto que vivemos aqui, no início da sessão, na porta de entrada do plenário, sem sombra de dúvida, é decorrência dessa anomalia institucional causada por decisão do nosso Regimento.
Sei que V. Exª não tinha outra coisa a fazer a não ser decidir pela sessão secreta, por questão regimental, mas prova concretamente a necessidade que nós temos de alterar o nosso Regimento para o adequarmos até à própria Casa aqui do lado, para nos igualarmos ao comportamento com relação à Câmara, que está mais avançada do que o Senado em relação a esse ponto. Penso que a ação, a violência ali fora é muito ruim para o Senado da República.
Não vou aqui avaliar de quem é a responsabilidade, se foi de A, de B ou de C, mas, para o Senado da República, é importante que compreendamos que aquela situação ali demonstra a fragilidade e o momento institucional que estamos vivenciando, que demonstra claramente também a necessidade de tentarmos recuperar, com as nossas medidas aqui, a credibilidade e a honra desta Casa.
Obrigado, Sr. Presidente.