Discurso durante a 156ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Critica o jornalista Paulo Henrique Amorim, que, em seu artigo "Renan: a maior derrota da imprensa", desrespeitou o Piauí.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Critica o jornalista Paulo Henrique Amorim, que, em seu artigo "Renan: a maior derrota da imprensa", desrespeitou o Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 14/09/2007 - Página 31320
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • CRITICA, JORNALISTA, DISCRIMINAÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI), ARTIGO DE IMPRENSA, DEFESA, ABSOLVIÇÃO, PRESIDENTE, SENADO.

     O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - É só um minuto, Sr. Presidente.

     Gostaria apenas de registrar o meu protesto contra esse parágrafo do artigo - não comento o resto do artigo, não entro no mérito. Logo o Piauí novamente citado como exemplo! Um homem viajado, que já morou nos Estados Unidos, com apartamento no Central Park, o jornalista Paulo Henrique Amorim, num artigo em que faz ufanismo ao resultado de ontem, agride gratuitamente o Piauí.

     Fico pensando: a família Amorim é humilde, com raízes no Piauí. Lembro que lá no mercado de Campo Maior havia um senhor da família Amorim, um senhor honesto, trabalhador. Essa família tem origem nordestina. Não sei por que o Sr. Paulo Henrique agrediu o Piauí. O Piauí não merece isso. Esse Sr. Amorim, que tinha uma pequena loja lá no mercado de Campo Maior, era um homem honesto, um homem trabalhador. Criou os filhos. Uns o abandonaram; outros, não. Mas isso é da natureza de cada um. Existem as pessoas que são ingratas com a terra e as que são ingratas com o próprio pai, desconhecem a mãe.

     Não queria entrar muito no mérito dessa questão, mas apenas lamentar que, num momento de emoção, o Sr. Amorim atinja o Estado do Piauí. Ele pode ser, inclusive, dos Amorins nobres que fizeram fortuna no sul do País, mas a origem está entre Sobral, no Ceará, e a região do Piauí. E vários Amorins são muito respeitados no Estado; outros não, porque foram ingratos, abandonaram a terra que lhes viu nascer e desconheceram suas origens, inclusive os pais.

     Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/09/2007 - Página 31320