Discurso durante a 151ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Informa a presença do Almirante Júlio Soares de Moura Neto, comandante da Marinha na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional para debater sobre as questões orçamentárias.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
FORÇAS ARMADAS.:
  • Informa a presença do Almirante Júlio Soares de Moura Neto, comandante da Marinha na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional para debater sobre as questões orçamentárias.
Publicação
Publicação no DSF de 07/09/2007 - Página 30354
Assunto
Outros > FORÇAS ARMADAS.
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, COMANDANTE, MARINHA, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, ESCLARECIMENTOS, SITUAÇÃO, FORÇAS ARMADAS, PRECARIEDADE, RECURSOS ORÇAMENTARIOS.
  • ELOGIO, COMPETENCIA, CAPACIDADE, COMANDANTE, MARINHA.

     O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero me associar à manifestação de V. Exª em relação à presença de alunos da Escola Naval do Rio de Janeiro neste plenário. Faço isso em reconhecimento aos relevantes serviços que a Armada brasileira tem prestado ao Brasil ao longo da sua História.

     Também quero dar o testemunho, na qualidade de Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, da oportunidade que tivemos - com o Senador Mozarildo Cavalcanti presente, assim como vários companheiros que fazem parte daquela Comissão - de receber o Almirante Júlio Soares de Moura Neto, que é o Comandante da Marinha, para discutirmos as questões orçamentárias.

     Ficamos impressionados com as dificuldades financeiras em que vive essa Arma. Mas o que mais nos impressionou - e disso V. Exªs podem ter orgulho - foi a competência, a capacidade e o conhecimento demonstrados aqui pelo Almirante Moura. Tivemos dele as informações necessárias, mas o impressionante - e o Senador Mozarildo Cavalcanti é testemunha - é que o Almirante foi questionado sobre assuntos fora de programa, fora de qualquer script, de qualquer roteiro, tendo se saído extraordinariamente bem, mostrando que conhece profundamente a Pasta que dirige.

     Tenho verdadeira curiosidade e acompanho com muito interesse, torcendo pelo seu sucesso, o programa envolvendo submarinos nucleares daquela Força. Acho que é um dos caminhos, mas são necessários, acima de tudo, investimentos em equipamento e em renovação da Marinha brasileira, e o Governo Federal precisa se sensibilizar para esse fato, principalmente no momento - e o Senador Mozarildo Cavalcanti vai falar em detalhes - em que os países vizinhos começam a se armar de maneira apressada. O Brasil é um País moldado para a paz, vive em paz, mas também tem que tomar suas precauções para assegurar e garantir a paz a todos os brasileiros.

     Faço, portanto, esse registro com a maior satisfação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/09/2007 - Página 30354