Discurso durante a 164ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação de requerimento para que o CADE e a Secretaria de Direito Econômico possam prestar informações sobre a anunciada venda do Banco ABN Amro para o consórcio formado pelo Royal Bank of Scotland (RBS), o Fortis, da Bélgica, e o espanhol Santander.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS.:
  • Apresentação de requerimento para que o CADE e a Secretaria de Direito Econômico possam prestar informações sobre a anunciada venda do Banco ABN Amro para o consórcio formado pelo Royal Bank of Scotland (RBS), o Fortis, da Bélgica, e o espanhol Santander.
Publicação
Publicação no DSF de 26/09/2007 - Página 32762
Assunto
Outros > BANCOS.
Indexação
  • JUSTIFICAÇÃO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, AUTORIA, ORADOR, SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONOMICA (CADE), SECRETARIA NACIONAL DE DIREITO ECONOMICO (SNDE), PROVIDENCIA, PREVENÇÃO, EFEITO, CONCENTRAÇÃO, SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL, REDUÇÃO, EMPREGO, OPERAÇÃO, CONSORCIO, BANCO ESTRANGEIRO, AQUISIÇÃO, BANCO PARTICULAR, REGISTRO, APREENSÃO, ENTIDADES SINDICAIS, BANCARIO.
  • ANUNCIO, SOLICITAÇÃO, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, INFORMAÇÃO, ACOMPANHAMENTO, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), OPERAÇÃO, BANCO PARTICULAR, GARANTIA, DIREITOS, EX-EMPREGADO, BANCO DO ESTADO DE SÃO PAULO S/A (BANESPA), APREENSÃO, SITUAÇÃO, PENSÕES, APOSENTADORIA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica e a Secretaria de Direito Econômico são os dois órgãos que têm a responsabilidade em nosso País de acompanhar possíveis movimentos de concentração nos mais diversos setores da economia.

Há poucos dias foi anunciada a venda do Banco ABN Amro (conglomerado que engloba o Banco Real) para o consórcio formado pelo Royal Bank of Scotland (RBS), o Fortis, da Bélgica, e o espanhol Santander.

Sr. Presidente, gostaria de registrar o requerimento de informações que, por meio da Comissão de Assuntos Econômicos, estou encaminhando para que possam o Cade e a Secretaria de Direito Econômico nos informar sobre que iniciativas estão tomando no que diz respeito aos possíveis efeitos de concentração do setor financeiro brasileiro e de diminuição de oportunidades de trabalho que estão preocupando as diversas entidades representativas de trabalhadores, como o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro - Contraf-Cut Sindicatos e Federações de Bancários filiados à CUT e a Federação de Bancários de São Paulo, uma vez que há notícias de que poderia haver considerável redução de oportunidades de trabalho.

Eu gostaria também de registrar que solicitarei informações, junto à Comissão de Assuntos Econômicos, sobre o acompanhamento que o Banco Central normalmente deve fazer com respeito a operações recentes que o Santander realizou, sobretudo ao final do ano, com relação aos direitos dos ex-trabalhadores do Banespa, que estão preocupados quanto aos seus direitos de pensão de aposentadoria.

Agradeço, Sr. Presidente.

Peço que seja registrado o presente requerimento e encaminhado para a Comissão de Assuntos Econômicos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/09/2007 - Página 32762