Discurso durante a 160ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra projeto que apresentou criando o Sistema de Reservas de Vagas para Estudantes Egressos de Escolas Públicas nas Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnologia.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO PROFISSIONALIZANTE.:
  • Registra projeto que apresentou criando o Sistema de Reservas de Vagas para Estudantes Egressos de Escolas Públicas nas Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnologia.
Publicação
Publicação no DSF de 20/09/2007 - Página 32144
Assunto
Outros > ENSINO PROFISSIONALIZANTE.
Indexação
  • JUSTIFICAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, CRIAÇÃO, SISTEMA, RESERVA, VAGA, ESTUDANTE, EGRESSO, ESCOLA PUBLICA, ACESSO, INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO, EDUCAÇÃO TECNICA, DEFESA, PRIORIDADE, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA (CEFET), OPORTUNIDADE, JUVENTUDE, BAIXA RENDA, PREVISÃO, SEMELHANÇA, RESULTADO, POLITICA, COTA, ENSINO SUPERIOR.

     A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, quero, rapidamente, registrar que dei entrada, no dia de ontem, em um projeto que institui o Sistema de Reservas de Vagas para Estudantes Egressos de Escolas Públicas nas Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica.

     Há um grande avanço, um grande desenvolvimento dos nossos Cefets. Aliás, do meu ponto de vista, essas escolas técnicas federais, que oferecem ensino de primeiríssima qualidade, com alto índice de empregabilidade, precisam estar voltadas para atender, prioritariamente, a população egressa da escola pública. Por essa razão, apresentei o projeto.

     O resultado do último Enade é uma prova inconteste de que a política de cotas e o ProUni, para os alunos com menor poder aquisitivo que foram beneficiados com essa política de reserva e destinação de vagas, são um grande incentivo. Ao terem essa oportunidade, eles a aproveitam muito bem, tanto que os primeiros colocados no último Enade são, praticamente, aqueles que puderam acessar, por meio do ProUni, uma instituição universitária.

     Por isso, buscamos, também para o ensino profissionalizante federal, a reserva de uma parte das vagas para os alunos egressos das escolas públicas.

     Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente, agradecendo a gentileza.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/09/2007 - Página 32144