Discurso durante a 165ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração, amanhã, do Dia Mundial do Turismo, com destaque para o lançamento do programa "Turismo Abre as Portas para as Mulheres".

Autor
Marisa Serrano (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MS)
Nome completo: Marisa Joaquina Monteiro Serrano
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO. FEMINISMO.:
  • Comemoração, amanhã, do Dia Mundial do Turismo, com destaque para o lançamento do programa "Turismo Abre as Portas para as Mulheres".
Aparteantes
Lúcia Vânia, Mão Santa, Rosalba Ciarlini, Serys Slhessarenko.
Publicação
Publicação no DSF de 27/09/2007 - Página 32899
Assunto
Outros > TURISMO. FEMINISMO.
Indexação
  • ANUNCIO, DIA INTERNACIONAL, TURISMO, LANÇAMENTO, PROGRAMA, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE TURISMO (OMT), FUNDO DE DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), INCENTIVO, IGUALDADE, MELHORIA, ATUAÇÃO, MULHER, SETOR.
  • ANALISE, TURISMO, BRASIL, IMPORTANCIA, DIVERSIDADE, RECURSOS NATURAIS, CULTURA, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), PANTANAL MATO-GROSSENSE.
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, CORTE, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, PLANO NACIONAL, TURISMO, DEFESA, IMPORTANCIA, OBRAS, INFRAESTRUTURA, QUALIFICAÇÃO, MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, SUGESTÃO, CRIAÇÃO, POLITICA, ATRAÇÃO, TURISTA.

A SRª MARISA SERRANO (PSDB - MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Sr. Presidente.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero falar hoje sobre o turismo. Amanhã, dia 27 de setembro, é o Dia Mundial do Turismo, e, no Brasil, foi lançado um programa chamado Turismo Abre as Portas para as Mulheres, uma idéia de celebrar esse dia pensando nas mulheres de todo o mundo.

A escolha foi da Organização Mundial de Turismo, em parceria com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher - Unifem, com a finalidade de combater a desigualdade e de promover o melhor posicionamento da mulher também nesse campo de atividade.

Fico feliz por discutirmos mulheres e turismo, ou seja, a participação efetiva da mulher num segmento que hoje é importantíssimo, não só para o Brasil, mas para todo o mundo.

Quando falamos em turismo, pensamos em nosso País, que tem grandes proporções, um País continental que traz, no seu DNA, uma história e uma cultura que enfeixam junto com as nossas belezas naturais condições para recebermos turistas de todo o mundo e condições também de fazer com que o brasileiro possa conhecer o seu próprio País.

Por que não pensamos nas belezas do Nordeste brasileiro, não só das praias, mas de tudo aquilo que a Região tem de bom a oferecer aos turistas, seja por meio da gastronomia, da história, do artesanato ou da música?

Como não falarmos aqui do Norte do País, que é belíssimo e tem condições, não só de oferecer as belezas da Amazônia, do verde, da alegria que temos de uma imensidão de floresta? Existem lá grandes belezas, consignadas principalmente em duas belíssimas capitais: Manaus e Belém do Pará.

Como não falarmos do Sul do País? Como não pensarmos no Rio Grande do Sul da minha Governadora Yeda Crusius, uma mulher brava e guerreira? E como não vamos falar do Paraná e de Santa Catarina, que trazem na cultura, vinda principalmente da Europa, todo o substrato de aculturamento com o Brasil e que deu aquela beleza que vemos no turismo do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina mais especificamente?

Falar do Leste, de Minas, de São Paulo, é falar das belezas e da cultura, principalmente de Minas, que é o cadinho de uma cultura religiosa, de uma cultura histórica; falar de Ouro Preto, de Mariana, de Tiradentes, de Diamantina - meu Deus do céu, quanta beleza!

Quero falar muito do Centro-Oeste, que tem Brasília, que tem Mato Grosso, da Senadora Serys, que acabou de falar, que tem Goiás, do Marconi Perillo, da Lúcia Vânia, que está aqui nos assistindo, mas vou falar de Mato Grosso do Sul.

Mato Grosso do Sul tem um bioma maravilhoso. Como podemos falar de turismo neste País sem falar do Pantanal Sul-mato-grossense e do Pantanal Mato-grossense também. Quero falar de Bonito, que é uma região maravilhosa. Quem gosta de água não pode deixar de falar em Bonito, de falar em Jardim. E agora desponta a Serra da Bodoquena, que é próxima também, maravilhosa. Um Estado como o meu, que tem belezas naturais magníficas, mas também faz fronteira com dois países que podem e devem ter uma interface muito grande com o turismo brasileiro, o Paraguai e a Bolívia.

Mato Grosso do Sul faz neste ano 30 anos de vida, 30 anos de emancipação de Mato Grosso. Mato Grosso do Sul construiu a sua identidade nesses 30 anos. Hoje, sabemos quem somos e para aonde vamos. Então, Mato Grosso do Sul que faz, em outubro, 30 anos de emancipação, deu e dá a sua contribuição para o País, não só pela sua história, seu desenvolvimento, a riqueza da sua agricultura e da sua pecuária, mas principalmente pelo valor que tem no turismo, para o próprio local e o nosso País, bem como para o turismo internacional.

Quero oferecer a palavra à Senadora Serys Slhessarenko, que a está pedindo. É um prazer, Senadora, ouvi-la.

A Srª Serys Slhessarenko (Bloco/PT - MT) - Senadora Marisa Serrano, parabéns pelo seu pronunciamento, por vários motivos. O nosso Mato Grosso tem o Pantanal. O meu Mato Grosso tem a Chapada. O seu Mato Grosso tem Bonito. Aliás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul têm muitos Bonitos, com certeza. Não tenho dúvida. Poderíamos fazer um discurso enorme. Mas parabéns a V. Exª por tal fala. Senadora, serei bastante breve porque o tempo é seu. Assim como em outras celebrações promovidas pela ONU, o Dia Mundial do Turismo, a cada ano, tem um tema norteador de suas ações. O tema que está em tela este ano é O Turismo Abre as Portas para as Mulheres. Isso é muito importante, Senadora. Tenho dados incríveis aqui - não poderei citá-los agora - de quão ainda nós, mulheres, somos discriminadas. Hoje de manhã foi promovido o café da manhã com a presença da nossa Ministra Marta Suplicy e da nossa Senadora Lúcia Vânia, Presidente da Comissão de Turismo, enfim, todas as mulheres ali presentes. Mas o que eu gostaria realmente de registrar é que a Organização Mundial do Turismo, mais uma vez, está presente na questão dos objetivos de desenvolvimento do milênio, principalmente no terceiro objetivo, que é a promoção da igualdade entre homens e mulheres e a eliminação da discriminação. Por isso, a temática deste ano: “O Turismo abre Portas para as Mulheres”. Trata-se de um grande momento que a ONU está promovendo para toda a Organização das Nações Unidas. Parabéns, Senadora.

A SRª MARISA SERRANO (PSDB - MS) - Obrigada, Senadora Serys Slhessarenko.

Passo a palavra à Senadora Lúcia Vânia, que, junto com a Deputada Lídice da Mata, da Câmara dos Deputados, está organizando todo um trabalho para enfocar a questão não apenas do Dia Mundial do Turismo, mas principalmente da parceria com o tema “O Turismo abre Portas para as Mulheres”, fazendo com que as mulheres participem mais ativamente do turismo em todo o mundo.

Senadora Lúcia Vânia.

A Srª Lúcia Vânia (PSDB - GO) - A Senadora Rosalba Ciarlini está na frente, Senadora Marisa Serrano.

A SRª MARISA SERRANO (PSDB - MS) - Senadora Rosalba Ciarlini, é um prazer.

A Srª Rosalba Ciarlini (DEM - RN) - Senadora Marisa Serrano, parabéns. V. Exª, como sempre, com muita competência, traz a esta Casa um assunto da mais alta importância para a vida nacional: o turismo. O seu Mato Grosso, de Bonito, e o Mato Grosso da Senadora Serys Slhessarenko, que conheço, têm um potencial imenso para atrair cada vez mais visitantes, seja do próprio País ou de países vizinhos, do exterior de maneira geral. Sabemos que o turismo é uma indústria que gera muitos e muitos empregos. É aquela indústria silenciosa, sem chaminés, mas que deixa renda nas regiões, nos Estados. E falo em nome do Estado do Rio Grande do Norte, que tem também um potencial imenso e vem desenvolvendo muitas atividades para engrandecer o País na questão do turismo. Não apenas pelas belezas, mas também pela receptividade que tem o nosso povo com o visitante, suas características, sua história. Tudo isso temos defendido sempre. Falo não apenas do turismo relacionado à beleza das praias, das serras, mas também do turismo que faz crescer a cidadania do nosso povo, valorizando suas festas tradicionais, dos mais diversos recantos do País, valorizando sua história. Minha cidade tem uma data histórica que marca a abolição da escravatura: 30 de setembro. Essa data sempre foi de grandes comemorações. Quando Prefeita, ouvindo a população, em sintonia com os artistas, criamos um grande espetáculo chamado Auto da Liberdade, que conta quatro fatos...

(Interrupção do som.)

           A Srª Rosalba Ciarlini (DEM - RN) - Um minuto mais, Sr. Presidente. Que conta quatro fatos marcantes da nossa história: a abolição da escravatura; o primeiro voto feminino, que é um grito de liberdade; a resistência ao bando de Lampião; e o motim das mulheres. Veja a presença das mulheres, falando de liberdade. E agora o turismo chega com este lema em seu dia mundial: “O Turismo abre Portas para as Mulheres”. As mulheres já estão no turismo, mas elas precisam ser valorizadas, precisa ser compreendida a força do seu trabalho. E V. Exª, em seu pronunciamento, traz para nós, mulheres brasileiras, a certeza e a compreensão de que, juntas, vamos defender cada vez mais o turismo com a presença das mulheres, reconhecidas e tendo seu trabalho valorizado. Parabéns, Senadora.

A SRª MARISA SERRANO (PSDB - MS) - Obrigada, Senadora.

Senadora Lúcia Vânia.

A Srª Lúcia Vânia (PSDB - GO) - Senadora Marisa Serrano, eu gostaria de cumprimentá-la pelo seu discurso e dizer que a fala de V. Exª vem colaborar enormemente para a Semana Nacional do Turismo. Estamos, como V. Exª bem registrou, realizando uma série de homenagens, de ações, para que o turismo brasileiro seja divulgado. V. Exª, em poucas palavras, resumiu a beleza, a riqueza que existe nessa área no País. Cumprimento V. Exª por conseguir sintetizar todas essas ações e, ao mesmo tempo, trazer ao conhecimento das pessoas que nos ouvem e que nos vêem a oportunidade de participar ativamente desta semana. Amanhã, vamos comemorar o Dia Mundial do Turismo com uma sessão solene nesta Casa, com a presença da Ministra e dos senhores representantes dessa atividade. E este ano, sem dúvida, temos uma condição melhor para comemorar tudo o que foi dito aqui, porque o turismo homenageia as mulheres. É um momento muito importante, como foi na semana passada, para discutir a presença da mulher na atividade turística, bem como sua importância nessa atividade. Fizemos um retrospecto, mostramos o histórico da presença da mulher e, como disse a Senadora Rosalba Ciarlini, pudemos constatar que também nessa atividade, a exemplo de outras, a mulher ainda tem uma posição que precisa ser modificada. Portanto, cumprimento V. Exª pelo discurso, e gostaria muito que V. Exª estivesse presente à solenidade de amanhã, proferindo esse discurso tão bonito e tão sensível.

A SRª MARISA SERRANO (PSDB - MS) - Obrigada, Senadora Lúcia Vânia.

Ouço o Senador Mão Santa.

O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - Senadora Marisa Serrano, evidentemente, tudo que V. Exª faz é bem-feito. Mas queria complementar. A dificuldade está na violência, que se expandiu no Brasil todo. Mas Deus foi bom. Eu queria lembrar o Piauí, e convidá-la. Sei que no Mato Grosso do Sul há mulheres bonitas, muito gado e muita riqueza, mas não praia. No Piauí, são 66 km. É o menor litoral do Brasil, mas é como perfume francês: o menor tem maior valor. E a capital do Piauí foi a primeira planejada deste País. É mesopotâmica. Foi ela que deu luz a Goiânia. Foi ela que fez nascer Brasília, Belo Horizonte e Palmas. Foi a primeira. É mesopotâmica. E, no sul do Piauí, está o berço do homem americano. É uma tese aceita na Sorbonne pela Profª Niède Guidon. Fernando Henrique Cardoso, nosso ex-Presidente, intelectual, que é do seu Partido, celebrando os 500 anos deste País, fez a primeira comemoração lá. Eu governava o Estado. No litoral, temos verdes mares bravios, brancas dunas, ventos que nos acariciam, sol que nos tosta, rio que nos abraça, cem lagoas no Piauí. Atentai bem: é o único delta em mar aberto das Américas. Só tem no Nilo, em mar aberto. Na Argentina, tem um delta, mas é no rio La Plata. Em mar aberto, só tem no Nilo e no Mekong, no Vietnã, onde tem muita guerra. O rio Parnaíba, diferente do rio Amazonas que se lança uno no mar, se abre, lembrando a letra grega delta. Mas o povo do Piauí e do Brasil não sabe grego. Delta. É mais como uma mão - com certeza, santa -, abrindo-se em cinco rios. Forma 78 ilhas. Entre elas, a ilha de Santa Isabel, onde nasceu Evandro Lins e Silva, único jurista que pode ser comparado a Rui Barbosa.

A SRª MARISA SERRANO (PSDB - MS) - Obrigada, Senador Mão Santa.

Ao encerrar minhas palavras, eu gostaria de dizer que o turismo precisa de muito apoio. O Plano Nacional de Turismo, lançado em 2003, foi contingenciado enormemente por este Governo. Precisamos de apoio e de infra-estrutura - estradas, saneamento básico e energia -, que é fundamental para receber bem o turista. É fundamental também a qualificação da mão-de-obra. Precisamos do apoio do Sistema S e do Governo para promover o nosso povo e, assim, garantir emprego e renda suficiente para que a população receba bem o turista em todos os quadrantes do País.

Mas não é só isso. Além da infra-estrutura, além de se garantir a educação e a formação do nosso povo, é necessário também que haja uma política específica para o turismo, implementada para todos os Estados brasileiros.

O desenvolvimento regional é fundamental. Trata-se de garantir que cada Região brasileira tenha condições de implementar seu turismo de acordo com suas características. Mato Grosso do Sul, por exemplo, trabalha com o Prodetur Sul, assim como Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul; cada Estado implementa o turismo, garantindo mais apoio àquilo que é fundamental. Que, juntos, Governo e empreendedorismo - aqueles que empreendem, aqueles que produzem - possam oferecer ao turista condições de usufruir da nossa cultura e das nossas belezas.

Portanto, ficam aqui as minhas palavras em comemoração ao dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, que, neste ano, no mundo todo, beneficia e implementa o apoio das mulheres ao turismo.

Obrigado, Sr. Presidente. Obrigado, Srªs e Srs. Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/09/2007 - Página 32899