Discurso durante a 170ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com o blecaute ocorrido em parte dos Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, no último final de semana. Registro, nos Anais do Senado, do artigo "Apagão: bomba-relógio pronta para explodir", de autoria do Prof. Adriano Pires, Diretor do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura.

Autor
Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Preocupação com o blecaute ocorrido em parte dos Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, no último final de semana. Registro, nos Anais do Senado, do artigo "Apagão: bomba-relógio pronta para explodir", de autoria do Prof. Adriano Pires, Diretor do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura.
Publicação
Publicação no DSF de 03/10/2007 - Página 33610
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • APREENSÃO, CORTE, ABASTECIMENTO, ENERGIA ELETRICA, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), FIM DE SEMANA, PROTESTO, DECISÃO, GOVERNO, ADIAMENTO, LEILÃO, USINA HIDROELETRICA, RIO MADEIRA, ESTADO DE RONDONIA (RO), ALEGAÇÕES, PENDENCIA, SOLICITAÇÃO, ORADOR, ATENÇÃO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), CUMPRIMENTO, CRONOGRAMA, BENEFICIO, POLITICA ENERGETICA, TOTAL, PAIS.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, AUTORIA, ESPECIALISTA, RISCOS, RACIONAMENTO, ENERGIA ELETRICA.

            O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, queria só fazer um comunicado que nos preocupou bastante: o blecaute ocorrido no Espírito Santo e parte do Estado do Rio de Janeiro no final de semana. E esse blecaute praticamente já havia sido anunciado. Estávamos trabalhando, Sr. Presidente, para que a previsão que foi dada pelo Governo Federal, da licitação do Complexo do Rio Madeira, se cumprisse. E infelizmente pegou-nos hoje de surpresa o fato de o Presidente da República ou o seu governo ter resolvido adiar o leilão da Usina de Santo Antônio do Rio Madeira, do Complexo do Rio Madeira.

            A imprensa noticiou o fato, Sr. Presidente, no dia 21 de setembro, informando que há inúmeras pendências não resolvidas para que o leilão, que estava previsto para o dia 30 de outubro, possa ser realizado dentro da sua previsão.

            Ora, Sr. Presidente, nós, por inúmeras vezes, já falamos da tribuna do Senado que o Complexo do Madeira vai resolver o problema energético não apenas do Estado de Rondônia, mas do Brasil, do País! E não é possível que nos deparemos com problemas dessa natureza. Tudo pronto para ser iniciada a obra, tudo pronto para ser iniciado o leilão, e, infelizmente, ora é o Ibama que atrapalha, ora é o Ministério do Meio Ambiente. E agora, para nossa surpresa, o próprio Governo cancela esse leilão.

            Por várias vezes, elogiei a atitude do Presidente da República; por várias vezes, da tribuna do Senado, elogiei a Ministra Dilma pela sua determinação, pela sua coragem e, acima de tudo, pela sua vontade de querer que o Complexo do Madeira se concretizasse. Mas, infelizmente, Sr. Presidente, tenho de comunicar isso e fazer um apelo ao Ministro de Minas e Energia para que cumpra o calendário.

            No último dia 17 de setembro, o Prof. Adriano Pires, Diretor do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura, um especialista em energia, publicou um artigo com o título: “Apagão: bomba-relógio pronta para explodir.” Eu gostaria de requerer a inclusão desse artigo nos Anais do Senado, Sr. Presidente. Mais do que um alerta, esse artigo foi uma premonição.

            Muito obrigado.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EXPEDITO JÚNIOR EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

Apagão: bomba-relógio pronta para explodir.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/10/2007 - Página 33610