Discurso durante a 172ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da presença da economia familiar na realização da IV Feira da Agricultura Familiar do Brasil, em Brasília.

Autor
João Pedro (PT - Partido dos Trabalhadores/AM)
Nome completo: João Pedro Gonçalves da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA.:
  • Registro da presença da economia familiar na realização da IV Feira da Agricultura Familiar do Brasil, em Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 05/10/2007 - Página 34214
Assunto
Outros > AGRICULTURA.
Indexação
  • ELOGIO, INICIATIVA, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO, REALIZAÇÃO, FEIRA, AGRICULTURA, ECONOMIA FAMILIAR, REFORMA AGRARIA, AMBITO NACIONAL, AMPLIAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, TRABALHADOR RURAL, REGISTRO, INCENTIVO, GOVERNO FEDERAL, ATIVIDADE, CAMPO, ESPECIFICAÇÃO, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), PARCERIA, BANCOS, AUMENTO, INVESTIMENTO, SETOR.
  • REGISTRO, PRESENÇA, POPULAÇÃO, ASSENTAMENTO RURAL, REPRESENTAÇÃO, MUNICIPIOS, ESTADO DO AMAZONAS (AM), APRESENTAÇÃO, ARTESANATO, PROJETO, AGRICULTURA, ECONOMIA FAMILIAR.
  • CUMPRIMENTO, SERVIDOR, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO, INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRARIA (INCRA), TRABALHADOR RURAL, EMPENHO, EXPOSIÇÃO, FEIRA.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, serei breve nesta tribuna, mas poderia deixar de registrar, no dia de hoje, com muita alegria, com muita satisfação e com muito entusiasmo, a presença da economia familiar na realização da IV Feira da Agricultura Familiar do Brasil, cuja abertura acabou de ocorrer. A feira vai durar até domingo e conta com a presença das mulheres do nosso campo, da agricultura familiar de todo o Brasil. Essa é a quarta feira em âmbito nacional.

            Quero parabenizar o Ministério do Desenvolvimento Agrário, que vem se empenhando e, a cada ano, melhorando a participação dos trabalhadores rurais, das cooperativas, das associações, dos assentados, dos projetos de assentamento do Incra aqui em Brasília. Quer dizer, todos os projetos do Brasil estão sendo apresentados aqui, no Pavilhão do Parque da Cidade, onde esteve presente o Presidente Lula, nesta tarde, na abertura do evento, às 15 horas.

            Parabenizo todos os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário na pessoa do Ministro Cassel, os servidores do Incra, espalhados por este Brasil, na pessoa do Presidente Rolf Hackbart; saúdo todos os assentados do Brasil, que, com muito esforço, chegam a Brasília para apresentar o trabalho, o empenho e a criatividade das famílias assentadas nos projetos do Governo Federal.

            Penso que o Governo Federal, nesses últimos anos, o Governo do Presidente Lula tem contribuído de forma significativa com a melhoria da qualidade de vida no campo, pelo crédito Pronaf.

            Na nossa região, a Amazônia, o Banco da Amazônia trabalha com o Pronaf. O crédito à agricultura familiar no Nordeste é trabalhado pelo Banco do Nordeste; o Centro-Oeste é trabalhado pelo Banco do Brasil.

            Ainda hoje, tivemos um debate da nossa Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo com o Presidente Antônio José Melo, na Comissão de Agricultura, quando discutiu a participação do Banco do Brasil no Centro-Oeste.

            Foi uma satisfação minha encontrar uma representação de assentados do meu Estado, artesões do PA Vila Amazônia, um assentamento com duas mil famílias, no Município de Parintins, e o artesanato se faz presente na IV Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária.

            Quero registrar com muita satisfação a representação dos assentados do Município do Careiro Castanho, na BR-319, que liga Manaus a Porto Velho e Rondônia. Eles estão aqui representando os assentados do Município do Careiro Castanho.

            Estão presentes também os representantes dos assentados do Município do Rio Preto da Eva e de Itacoatiara, o projeto de assentamento denominado Iporá. São 600 famílias que residem nesse projeto, e eles estão aqui, no Pavilhão do Parque da Cidade, nessa amostragem da agricultura familiar.

            Registro ainda a presença da economia familiar do Município de Santa Isabel do Rio Negro, lá no alto rio Negro, da fronteira com a Colômbia e com a Venezuela.

            Portanto, quero fazer esse registro, Sr. Presidente, da IV Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que conta com 540 projetos. São muitos os estandes, coloridos, mostrando a produção, os alimentos, o artesanato, a arte da economia familiar, aqui representados.

            Como mencionei há pouco, os recursos destinados à economia familiar; em 2003, eram em torno de R$3 bilhões; em 2007, passaram para R$12 bilhões no orçamento.

            Isso representa uma mudança no campo e qualifica a política agrícola do Brasil. É um diferencial da reforma agrária no Brasil. Está de parabéns o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Incra e, fundamentalmente, estão de parabéns os trabalhadores rurais, as mulheres trabalhadoras rurais deste Brasil, as associações, as cooperativas, as lutas dos trabalhadores pelo interior do nosso País.

            Então, faço esta saudação e este registro, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, da IV Feira da Agricultura Familiar. Está de parabéns o Governo Federal, o Governo Lula e o conjunto da luta, da vida, do sonho e do dia-a-dia dos trabalhadores do nosso País.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/10/2007 - Página 34214