Discurso durante a 171ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicita a transcrição, no Anais do Senado, de correspondência do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, reivindicando o pagamento dos sete dias parados por ocasião da greve da categoria.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Solicita a transcrição, no Anais do Senado, de correspondência do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, reivindicando o pagamento dos sete dias parados por ocasião da greve da categoria.
Aparteantes
Paulo Paim.
Publicação
Publicação no DSF de 04/10/2007 - Página 33736
Assunto
Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • REGISTRO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, RECEBIMENTO, CORRESPONDENCIA, SINDICATO, SERVIDOR, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO ORÇAMENTO E GESTÃO (MOG), PRESIDENTE, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, PAGAMENTO, PERIODO, GREVE, SUGESTÃO, ORADOR, DEFERIMENTO, GOVERNO, PEDIDO, DEFESA, IGUALDADE, TRATAMENTO, FUNCIONARIO PUBLICO, COMPARAÇÃO, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), MINISTERIO DA CULTURA (MINC).
  • ANUNCIO, AUDIENCIA, ORADOR, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE), SOLICITAÇÃO, ATENDIMENTO, SERVIDOR, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN).

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu recebo do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central uma correspondência que faz apelo ao Ministro do Planejamento e também, evidentemente, ao Presidente do Banco Central no sentido de considerar o pagamento dos sete dias parados. Houve uma greve, houve um entendimento posterior à greve, em que Governo e grevistas se acertaram, mas o Governo descontou os sete dias de paralisação dos servidores públicos.

Tenho uma experiência pessoal nesse sentido e não recomendaria ao Governo descontar esses dias parados. É pouco para o Governo, não há necessidade de descontar. É preciso que o Governo demonstre boa vontade em relação aos servidores do Banco Central. Já tivemos o atendimento de pleitos semelhantes em relação a outros setores do Governo, deste mesmo Governo. Portanto, não há razão para que o Governo se mantenha irredutível em relação aos dias de paralisação.

Peço a V. Exª que autorize a inserção nos Anais da Casa dessa correspondência do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central.

Este é o apelo especial que faço ao Ministro do Planejamento, ao Presidente do Banco Central, à Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Casos semelhantes já ocorreram no Ibama e também no Ministério da Cultura. Portanto, esperamos que o mesmo tratamento seja oferecido aos servidores do Banco Central.

O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Permita-me, Senador Alvaro Dias, na mesma linha de V. Exª, dizer que também recebi a mesma comunicação dos líderes do Banco Central. Quero só dizer que eles nem querem ganhar os sete dias sem trabalhar, eles querem poder compensar esses dias, estão dispostos a pagar em horas. Por isso, acho mais do que justa a reivindicação dos funcionários do Banco Central. Repito: eles farão a compensação das horas correspondentes aos sete dias. Há lógica no documento que V. Exª encaminha à Mesa.

O SR. PRESIDENTE (Papaléo Paes. PSDB - AP) - Senador Alvaro Dias.

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR) - Sr. Presidente, para concluir, agradecendo ao Senador Paulo Paim, informo que, no dia de amanhã, terei uma audiência com o Ministro do Trabalho, Carlos Luppi, às 14h, e encaminharei a S. Exª esse apelo que vem subscrito pelo presidente do Sinal, David Falcão.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Muito obrigado também ao Senador Gilvam Borges, que me permitiu fazer esta inserção nos Anais da Casa.

 

*****************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno)

********************************************************************************

Matéria referida:

Carta do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/10/2007 - Página 33736