Discurso durante a 171ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Expectativas da criação da Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB de Roraima.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Expectativas da criação da Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB de Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 04/10/2007 - Página 33904
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • REGISTRO, ENCONTRO, SUPERINTENDENCIA REGIONAL, ESTADOS, INICIATIVA, Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), DEBATE, EXPECTATIVA, PRODUÇÃO, PRODUTO ALIMENTICIO, COMENTARIO, INEXISTENCIA, SUPERINTENDENCIA, ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), GARANTIA, REGULARIDADE, ABASTECIMENTO, RENDA, PRODUTOR RURAL, VINCULAÇÃO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), PARCERIA, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), BENEFICIO, PLANTIO, ARROZ, FEIJÃO, MILHO, MANDIOCA, EXPECTATIVA, DIVERSIFICAÇÃO, PRODUÇÃO, PRODUTO HORTIGRANJEIRO, ANUNCIO, APOIO, PEQUENO PRODUTOR RURAL, SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), CRIAÇÃO, SUPERINTENDENCIA REGIONAL, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE RORAIMA (RR), POSSIBILIDADE, REDUÇÃO, PREJUIZO, SECA, AMBITO REGIONAL.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Companhia Nacional de Abastecimento promoveu, recentemente, um Encontro dos Superintendentes Regionais de todos os Estados brasileiros.

Com tal encontro, o Presidente Wagner Rossi cumpriu o seu propósito de reunir todos os Diretores e Superintendentes Regionais para transmitir ao seu público interno a plena consciência daquilo que pretende desenvolver à frente da Conab, fazendo um grande debate em torno das expectativas para o setor de produção de alimentos.

A Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, constituída nos termos da Lei nº 8.029, de 12 de abril de 1990, é uma empresa pública dotada de personalidade jurídica de direito privado, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, com sede e foro no Distrito Federal e atuação em todo o território nacional.

Sua missão institucional é a de contribuir para a regularidade do abastecimento e a garantia de renda ao produtor rural, participando da formulação e execução das políticas agrícola e de abastecimento.

Para a execução de suas competências estatutárias e regimentais, conta com uma estrutura composta de unidades administrativas - matriz e 21 superintendências regionais - e operacionais, essas representadas por 96 complexos armazenadores (179 armazéns) destinados à prestação de serviços de armanezamento e correlatos e à comercialização de produtos agrícolas, como suporte aos programas de abastecimento.

O Estado de Roraima esteve representado pelo Superintendente do Amazonas, uma vez que Roraima é um dos Estados onde a Conab ainda não tem Superintendência, cuja falta já se fez sentir naquele Estado que apresenta notável potencialidade agrícola, ainda não devidamente explanado.

A Conab atualmente desempenha um importante papel no tocante à produção de alimentos, sendo braço operacional, não somente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), como também do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, de onde provêm recursos para o Programa da Agricultura Familiar. Além disso, ficou com as atribuições que anteriormente cabiam à Cibrazem, que, com seus armazéns em todo o Brasil, tratava dos estoques da safra produzida.

Tais atribuições demonstram que a Conab tem um terreno bastante fértil para operações no Estado de Roraima, onde a agricultura familiar e o pequeno produtor rural poderão contribuir decisivamente na produção de alimentos e na circulação de riquezas.

Atualmente, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) contempla culturas como arroz, feijão, milho, mandioca. Mas a perspectiva é a diversificação para atingir produtos regionais e hortifrutigranjeiros. Além disso, é possível que algumas culturas agro-extrativistas sejam incentivadas por meio do programa, pois o programa também prevê que o pequeno produtor receberá um bônus do Governo sempre que os custos da produção forem maiores que o preço obtido com a venda da colheita.

Tais medidas de estímulo ao pequeno produtor são bem apropriadas ao Estado de Roraima, onde os maiores produtores de arroz estão situados na área Raposa - Serra do Sol e hoje estão legalmente impossibilitados de continuarem naquela região. O Governo acena com a possibilidade de fixá-los em outro local, mas a produção em novos terrenos seguramente demandará algum tempo para iniciar o ciclo produtivo.

Em tais condições, quero apelar ao Presidente da Conab, Wagner Rossi, para que determine a criação de uma Superintendência Regional em Boa Vista, onde poderá acompanhar de perto os múltiplos problemas de interesse regional e devolver à Conab preciosos dividendos, compatíveis com os seus elevados propósitos, em proveito da agricultura e do abastecimento.

A Conab tem em Boa Vista um Complexo de três armazéns recebidos da antiga Cibrazem.

E tem no Município de Alto Alegre, na Região do Taiano, um armazém virtualmente abandonado, que poderá ser cedido à prefeitura de Alto Alegre, para a estocagem de grãos abundantes naquela região.

Mas somente com a presença efetiva da Conab em Roraima é que tais questões serão resolvidas.

Para isso, contamos com a decisiva participação do Presidente da Conab , Wagner Rossi, que, com sua larga visão política tantas vezes evidenciada a serviço do Brasil, para que determine a criação de uma Superintendência Regional da Conab no Estado de Roraima.

De minha parte, como representante daquele Estado no Senado Federal, estarei sempre pronto a cerrar fileiras com os elevados propósitos do atual Presidente da Conab, na sua missão institucional de contribuir para a regularidade do abastecimento e garantia de renda ao produtor rural, participando da formulação e execução das políticas agrícola e de abastecimento.

No momento em que enfrentamos graves secas no Nordeste e fome que ronda milhares de lares nordestinos, avulta de importância o trabalho desenvolvido pela Conab, que poderá atenuar o agravamento da crise se mantiver em estoque a quantidade de alimentos necessária para enfrentar uma situação de emergência.

O Estado de Roraima e o seu laborioso povo podem acenar com essa possibilidade, desde que disponha dos meios indispensáveis para a produção de alimentos.

É isso que espero do nobre Presidente da Conab, Wagner Rossi, a partir da criação da Superintendência da Conab no Estado de Roraima, que tenho a honra de representar no Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/10/2007 - Página 33904