Discurso durante a 175ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação ao Senador Euclydes Mello por seu ingresso nas fileiras do Partido Republicano Brasileiro - PRB. (como Líder)

Autor
Marcelo Crivella (PRB - REPUBLICANOS/RJ)
Nome completo: Marcelo Bezerra Crivella
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Saudação ao Senador Euclydes Mello por seu ingresso nas fileiras do Partido Republicano Brasileiro - PRB. (como Líder)
Aparteantes
Euclydes Mello.
Publicação
Publicação no DSF de 10/10/2007 - Página 34663
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, EUCLYDES MELLO, SENADOR, INGRESSO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO REPUBLICANO (PRE), CONTRIBUIÇÃO, DEFESA, CRESCIMENTO ECONOMICO, IGUALDADE, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO, BRASIL, COMBATE, FOME, MISERIA, POBREZA.
  • IMPORTANCIA, INTERVENÇÃO, FERNANDO COLLOR DE MELLO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, EFETIVAÇÃO, INGRESSO, EUCLYDES MELLO, SENADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO REPUBLICANO (PRE).

O SR. MARCELO CRIVELLA (Bloco/PRB - RJ. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Exmº Sr. Presidente Renan Calheiros, Exmªs Srªs Senadoras, Srs. Senadores, Srs. telespectadores da TV Senado, Srs. ouvintes da Rádio Senado, ilustres servidores desta Casa, jornalistas e demais presentes ao nosso plenário, o que me traz aqui é um fato auspicioso. Quero saudar o Exmº Sr. Senador Euclydes Affonso de Mello Neto com revigorado ânimo, com imensa alegria, com ardor cívico, pelo seu ingresso nas fileiras do Partido Republicano Brasileiro.

Saúdo aqui o Vereador, o Deputado Estadual, o Deputado Federal, o Senador, o servidor do povo, o amigo de todos, cuja vida é estruturada no estudo, no trabalho sério e nessa determinação de servir aos valores e ideais do povo brasileiro, da brava gente de seu Estado, Alagoas.

Sr. Senador, o PRB é, das agremiações políticas, o Partido mais jovem, que se organiza na linha da generosidade cristã, no respeito ao Direito, no culto à liberdade, na servidão cega, na obediência cega à Constituição Federal, na submissão aos princípios da igualdade, e que tem na figura do Vice-Presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, o fundador que deu o nome a esse partido e empresta a dignidade e a honra de sua notável biografia, a sua referência mais elevada de liderança política.

Nossa luta é pelos princípios republicanos, pelo crescimento sustentável da nossa economia, com distribuição de riqueza, com maior participação da renda do trabalho no PIB nacional, com a redenção definitiva de uma massa de miseráveis que ainda hoje envergonha a sociedade brasileira.

Tenho certeza, Sr. Senador, de que esta Casa do Congresso há de se enriquecer com a sua experiência de homem público, de advogado, homem das leis, de empresário dinâmico, presente e visionário, que certamente há de abrilhantar, com suas idéias e projetos, os debates deste plenário e de cada Comissão desta Casa.

Antes, porém, de terminar esta saudação que o tempo me limita a breves palavras, não poderia deixar de mencionar a intervenção do Senador Fernando Collor de Mello para a efetiva concretização desse ato. Sei que V. Exª, Senador Euclydes Mello, é um aliado leal; mais que isso, é um companheiro de longas jornadas, que não tomaria tal decisão sem consultar a experiência, sem consultar a vivência política e a maturidade do ex-Presidente da República, Fernando Collor de Mello.

Sr. Presidente, na coleção de minhas lembranças, nos anos da minha vida pública, nas dificuldades, nas contumélias, nos campos minados sobre os quais temos que progredir na vida política, no paroxismo de minhas lutas, havia, confesso, aparado as asas da minha imaginação, próprias da juventude. Hoje, para minha surpresa e imensa satisfação, experimento uma visão da vida política que havia se esmorecido em mim, por conta das decepções. É que S. Exª o Senador Fernando Collor de Mello escolheu precisamente o dia em que nasci para o ingresso de um dos quadros políticos mais importantes entre seus aliados no Estado de Alagoas, um quadro que tanto honra o PRB e que, hoje, vem para empunhar a nossa bandeira, para defender nossos ideais, para cerrar fileiras com o nosso Partido...

(Interrupção do som.)

O SR. MARCELO CRIVELLA (Bloco/PRB - RJ) - Já encerro, Sr. Presidente.

... que ontem só contava com a minha militância, infelizmente limitada pelas deficiências pessoais que carrego.

O Senador Collor de Mello é um sobrevivente da vida pública. Amargou, como poucos, as controvérsias que a sua vertiginosa ascensão política provocou nas trincheiras das forças que lhe fizeram figadal oposição.

A sua recente e consagradora eleição para representar o valente Estado de Alagoas, por conta de inquestionável e soberano julgamento popular, se constitui no ato mais solene, veemente e majestoso de revogação incondicional de todas as injúrias, calúnias, ofensas e agravos que na vida pública lhe irrogaram os ódios e as paixões.

Assim, por delegação honrosa da Direção Nacional do meu Partido, em meu nome próprio e em nome do Vice-Presidente da República, da nossa Bancada de Deputados, gostaria de dar as boas-vindas a S. Exª o Senador Euclydes Mello, com os votos de pleno êxito em mais esta etapa de sua exitosa vida pública.

Bem-vindo...

O Sr. Euclydes Mello (Bloco/PTB - AL) - Presidente Renan...

O SR. MARCELO CRIVELLA (Bloco/PRB - RJ) - Concederei o aparte a V. Exª, Senador Euclydes Mello, se o Presidente permitir.

Sr. Presidente, com a generosidade de V. Exª, apenas para que S. Exª possa dizer algumas palavras. Se V. Exª puder permitir...

(Assentimento do Sr. Presidente.)

O Sr. Euclydes Mello (Bloco/PTB - AL) - Muito obrigado.

O SR. MARCELO CRIVELLA (Bloco/PRB - RJ) - Muito agradecido, Sr. Presidente.

Antes de terminar, gostaria de dar das boas-vindas a V. Exª ao Partido 10. Bem-vindo ao Partido Republicano Brasileiro.

O Sr. Euclydes Mello (Bloco/PTB - AL) - Muito obrigado, Senador Marcelo Crivella. Para mim, é uma honra e uma satisfação muito grandes fazer parte dessa agremiação e ter V. Exª como nosso Líder aqui no Senado. Fique certo de que estarei sempre junto, defendendo a bandeira do PRB, seguindo suas orientações e continuando na Base de Apoio ao Governo. Em nome do Presidente Collor, agradeço as generosas palavras de V. Exª. Alagoas está de braços abertos para recebê-lo, no dia em que julgar conveniente fazer uma visita àquele Estado tão próspero, tão rico e tão belo. Muito obrigado.

O SR. MARCELO CRIVELLA (Bloco/PRB - RJ) - Eu que agradeço.

Sr. Presidente, Alagoas, que tem vivido tantos momentos duros e tristes, se alivia de todas essas controvérsias e celebra a vinda do Senador Euclydes Mello para o PRB.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/10/2007 - Página 34663