Discurso durante a 175ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação sobre a insustentabilidade da permanência do Senador Renan Calheiros na Presidência do Senado.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Manifestação sobre a insustentabilidade da permanência do Senador Renan Calheiros na Presidência do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 10/10/2007 - Página 34664
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • DEFESA, PRERROGATIVA, DIREITO DE DEFESA, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, SENADO, AUSENCIA, DIREITOS, PERMANENCIA, PRESIDENCIA.
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, LICENCIAMENTO, PRESIDENCIA, PRESERVAÇÃO, INSTITUIÇÃO PUBLICA, RELEVANCIA, DEMOCRACIA, PAIS.

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há momentos na vida do homem público que são amargos, mas decisivos. Ou se assume uma postura afirmativa e transparente ou se é condenado pela História.

Não importam, ficam em plano secundário as relações de amizade, a justificada consideração recíproca, o cordial relacionamento diário. Prevalece a insubstituível obrigação de defendermos a instituição pública sobre a qual se fincam alicerces essenciais ao Estado democrático de direito.

Sr. Presidente Renan Calheiros, os ventos que sopram aqui estão contaminados. Não é mais possível respirar este ar poluído, que nos contamina também. É preciso encerrar este capítulo o mais urgentemente possível. É a razão do apelo que educadamente faço, da tribuna do Senado Federal, depois de ouvir neste final de semana, em várias partes do meu Estado, a voz do nosso povo.

V. Exª tem todas as oportunidades, as prerrogativas insubstituíveis de se defender, mas, creio, não é mais direito de V. Exª permanecer na Presidência do Senado Federal.

Creio, Sr. Presidente, que não há mais condições políticas para a liderança que se impõe a quem preside esta Casa. Apelo, em nome de uma instituição desgastada, afrontada; de uma instituição, hoje, vilipendiada, malvista por todo o povo brasileiro.

É preciso sempre destacar que V. Exª, eu, todos nós, Senadores, somos passageiros, transitórios, substituíveis, não somos imprescindíveis isoladamente. A instituição, sim, é permanente, é essencial, é definitiva, é imprescindível, é insubstituível.

É, em nome da preservação da instituição, Sr. Presidente, que, humildemente, apelo a V. Exª que se licencie do cargo, volte à tribuna de Senador, volte à planície para se defender das acusações que são assacadas contra V. Exª. E que Deus o ilumine nessa postura de defesa. Mas contribua para a preservação da instituição parlamentar no Brasil.

O povo brasileiro, desesperançado, desacredita os partidos políticos, as instituições públicas, os políticos de forma geral. E nós não podemos somar decepções e frustrações, para desacreditar definitivamente uma instituição essencial para a democracia em nosso País.

Essa é a razão do apelo que formulo a V. Exª, Sr. Presidente, esperando não que me ouça, mas que ouça o povo brasileiro, com um resquício de consciência que possa ainda restar na turbulência dos momentos que vive e que, certamente, são dramáticos para V. Exª. Reflita sobre o que quer o povo brasileiro, sobre seus sonhos e suas aspirações e se licencie do cargo de Presidente do Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/10/2007 - Página 34664